segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Para ler depois de ouvir. E vice-versa.

Fruto de trabalhos na academia, alunos da UFPE apresentam inédita coletânea de críticas musicais.



Desafiando ninguém menos que o músico Frank Zappa – que descreveu jornalismo musical como atividade de quem não sabe escrever -, estudantes de Jornalismo, Rádio/TV e Música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lançaram Coletânea de Crítica Musical no último dia 6, na Livraria Saraiva do Shopping Center Recife. O livro traz críticas de CDs, DVDs e livros relacionados à música lançados em 2009 e é resultado de disciplina ministrada pelo mestrando em Comunicação Carlos Eduardo Amaral, organizador da obra. O prefácio é do especialista em musicologia, Felipe Trotta, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPE.

Há música para todos os gostos, do rock escocês de Franz Ferdinand, passando pela MPB, Indie e Heavy Metal, ao som de pratas da casa como Otto, Alessandra Leão e Isaar, inclusive, sem ignorar a produção clássica de nomes como Fred Andrade e Márcio Montarroyos. Com 17 textos principais, o livro suscita, ainda, reflexão acerca de compartilhamento de arquivos, criação coletiva e propriedade intelectual ao debruçar, por exemplo, sobre ThruYou – álbum lançado no YouTube a partir do som de vídeos produzido por pessoas de vários lugares do mundo.

Além de discorrer sobre os lançamentos, os estudantes fizeram um registro acerca dos cânones da música pernambucana, tanto artistas quanto canções. Assim, resgataram nomes como Ave Sangria que foi considerado um nome bastante expressivo para a cultura musical pernambucana, apesar de ter gravado um único disco e há 35 anos. Coletânea de Crítica Musical serve também como guia para professores dispostos a adentrar no universo da crítica cultural, já que Carlos Eduardo Amaral, além de disponibilizar a bibliografia utilizada nas aulas, conta toda a trajetória, metodologia e concepção da disciplina.

Serviço
Coletânea de Crítica Musical – Alunos da UFPE
Onde encontrar: livrarias Saraiva (Shopping Recife), Cultura, Imperatriz, Jaqueira e Nossa Livraria.
Preço: R$ 20

Mais informações:
http://criticamusicalufpe.wordpress.com
Carlos Eduardo Amaral (idealizador) – (81) 8831.9700


Da assessoria, com poucas alterações.
Release original: Gabriela Bezerra.

- x - x - x -

Para os amigos, só mais um recado: eu participo desta coletânea, com quatro textos, e estou com alguns exemplares do livro para venda, disponibilizados pelo organizador. Para os meus chegados que estiverem com preguiça (ou sem tempo mesmo) para ir a um dos pontos de venda, basta me procurar por telefone, Orkut, Twitter ou e-mail, beleza? Assim, não tem desculpa por não comprar! :D
(quem estiver sem meus contatos, basta deixar recado aqui no blog e damos um jeito, ok?)

3 comentários:

V.Carity disse...

Você é cabra macho desafiando Frank Zappa. XD

Unknown disse...

Pode comprar parcelado? ou fiado?

Wesley Prado disse...

Caio, você me pagando é o que importa! :D
Infelizmente não posso presentear os amigos, uma pena. Meio constrangedor até. Mas acho que você entende que, por não ser um projeto só meu (tem pelos menos outras 19 pessoas envolvidas diretamente!), não posso fazer isso. Sorry. :(