domingo, 30 de janeiro de 2011

[Deu no Jornal] Rei Momo não precisa mais ser gordo

0 comentários

Texto extraído da edição deste sábado (29/01/11) do Jornal do Commercio.

O concurso para escolha do Rei do Carnaval do Recife ficou mais democrático no quesito balança. É que a prefeitura não exigirá mais peso mínimo de 100 quilos para os candidatos. Os rapazes podem exibir qualquer silhueta, desde que tenham porte de realeza. “Além disso, eles precisam saber conduzir uma festa carnavalesca e ter conhecimento da nossa cultura”, diz o gerente de Artes Cênicas e Concursos da cidade, Albemar Araújo.

Quem quiser participar da seleção tem até o próximo sábado para fazer a inscrição na Casa do Carnaval, localizada no Pátio de São Pedro, bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife. O horário de atendimento é das 10h às 16h. De acordo com Albemar Araújo, a prefeitura decidiu acabar com o peso mínimo de 100 quilos para os homens por questões de saúde, para não incentivar a obesidade.

“De certa maneira, isso também gerava preconceito com os rapazes mais magros”, comenta Albemar Araújo. Este ano, o concurso será realizado apenas em duas etapas. A primeira, às 16h do dia 7 de fevereiro, é eliminatória e acontecerá no Cabanga Iate Clube, área central do Recife. “É mais confortável para todos, antes fazíamos no Sítio da Trindade, em Casa Amarela, e ficávamos sujeitos às intempéries.”

A final está marcada para 26 de fevereiro, durante o Baile Municipal, no Chevrolet Hall, casa de shows de Olinda. Outra novidade é a escolha de um único casal de Rei e Rainha do Carnaval do Recife. Até o ano passado, havia coroação do Rei e da Rainha do Baile Municipal. “Agora, é um casal para tudo.” A premiação é R$ 15 mil, para cada um.

- x - x - x -

"Os rapazes podem exibir qualquer silhueta, desde que tenham porte de realeza" = exigência de boa aparência numa seleção de emprego. E ainda vem falar de preconceito com os mais magros. Senta lá, Cláudia. 
Mais uma tradição que vai pro beleléu em nome da "modernização dos costumes". #fail

[Deu no Jornal] Calouras são vítimas de trote obsceno na UnB

0 comentários
Texto extraído da edição deste sábado (29/01/11) do Jornal do Commercio.

BRASÍLIA – A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) pediu à Universidade de Brasília (UnB) explicações sobre um trote realizado no início do mês por estudantes da Faculdade de Agronomia e Veterinária. Na ocasião, calouras tiveram que se ajoelhar para lamber linguiças com leite condensado. Em nota, a secretaria considerou o ato de simulação de sexo oral “um gesto de violência e desqualificação das mulheres”.
A UnB deve montar uma comissão de sindicância para apurar o trote, informou o reitor José Geraldo de Sousa Junior.

“A comissão não terá um caráter demonizador, mas educador”, disse ele, observando que será investigado se houve lesão corporal ou atentado ao pudor na ocasião. Os alunos que participaram serão ouvidos e estão sujeitos a penalidades como suspensão e expulsão.

A secretaria foi informada do episódio por meio de uma denúncia feita à ouvidoria. Um ofício foi encaminhado à UnB e ao Ministério Público Federal, solicitando providências a respeito do caso.

Para a estudante Luísa Wirthmann, caloura de Agronomia, porém, a “brincadeira” da qual participou foi “inofensiva”. “Não me senti humilhada, não entendo essa repercussão. Não faz sentido o argumento de que tentamos denegrir a imagem da mulher numa brincadeira fechada de um curso. Colocar mulheres rebolando na TV todo sábado é bem pior.”

O trote com a linguiça já ocorreu outras vezes, segundo o presidente do Centro Acadêmico de Agronomia, Caio Batista. “O pessoal dentro do curso fez e não se sentiu agredido. Aí vem gente de fora e faz interpretação negativa, vendo humilhação onde não tem.”

Questionado se teve de lamber linguiça e leite condensado ao entrar na UnB, o estudante respondeu que, quando calouro, participou de uma “briga de bode” numa lona de sabão.

- x - x - x-

Esse é o tipo de notícia que eu realmente não aguento mais ler. Quando as universidades tomarão providências para que esse tipo de "brincadeira" não aconteça mais? E quando os próprios alunos vítimas de trote vão se conscientizar de que é uma IDIOTICE perpetuar isso?

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Tirando Onda dos Videogames

2 comentários
AVISO: o conteúdo deste post é tremendamente nerd. Se você não curtiu/curte videogames, dificilmente vai entender... :D

O YouTube sempre tem algumas coisas legais que se salvam no meio do seu imenso mar de merda lama. Por mais visitas que o site receba, convenhamos: são poucos os vídeos realmente bacanas. E quando esses vídeos bacanas vêm em séries, melhor ainda pra nós, internautas! É o caso dos vídeos do Dorkly Bits, site que trata sobre videogames, mas com muito bom humor. Além de vídeos, o site conta com quadrinhos, fotos, artigos, ilustrações, notícias e outras curiosidades bem nerds, sempre com o tom humorístico lá em cima. Pra gamemaníaco nenhum botar defeito! (ressuscitando o termo muito comum na época de revistas como SuperGame Power, Ação Games e outras que fizeram a felicidade de pessoas como eu).

A sessão de vídeos originais, boa parte deles postados também no YouTube, tem pelo 31 peças, satirizando games famosos através de situações inusitadas - imagine se os irmãos de Double Dragon tivessem que encarar... um cadeirante e uma velhinha! Nos vídeos do Dorkly, Mario é um pervertido, Pac Man tem um casamento em crise, Sonic é um filhodaputa egoísta e Charizard é um pókemon vingativo... Espera, ele já não era no desenho? Bem, assista e você vai entender...

Tem mais, dos clássicos aos sucessos mais recentes: Mortal Kombat, Angry Birds, Donkey Kong...

Pra sorte de pessoas como eu, que não tem domínio do idioma anglo-saxão, é possível encontrar as versões legendadas em português no YouTube. Aqui no Caixa da Memória, você já confere algumas dessas obras divertidíssimas do Dorkly Bits.

Mario, seu safadjenho

Problemas Familiares do Pac Man

Sonic, Tails e a bolha de ar...

Yoshi deve se arrepender disso até hoje...

MAGO BRANCO BURRO DO CACETE!

Pra quem não tem problemas no inglês, clique na figura abaixo para acessar a página de vídeos do Dorkly Bits, completa. Recomendo muito o de Chrono Trigger.


quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

The Dark Knight Rises: Vilões do próximo filme de Batman revelados!

1 comentários

Depois de meses de espera e muitas especulações a Warner Bros (enfim!) não apenas divulgou em uma nota para a imprensa o nome da nova protagonista de “The Dark Knight Rises” como revelou quem serão os dois vilões que enfretarão o homem-morcego no terceiro filme da série. A atriz Anne Hathaway (“Amor e Outras Drogas“) foi a escolhida para interpretar Selina Kyle, alterego da Mulher-Gato, e o personagem de Tom Hardy (“A Origem“), que muitos acreditavam ser o Dr. Hugo Strange, é na verdade Bane, que foi visto como um capanga da Hera Venenosa no fiasco de 1998  “Batman e Robin“.

Em nota, o diretor Christopher Nolan (“A Origem”), falou sobre os escolhidos:

“Estou emocionado por ter a oportunidade de trabalhar com Anne Hathaway, que será uma fantástica adição ao nosso elenco para podermos completar a nossa história. Estou empolgado para trabalhar com Tom de novo e vê-lo dar vida à nossa nova interpretação de um dos inimigos mais formidáveis de Batman”

Christian Bale (“O Grande Truque“), Michael Caine (“O Sol de cada Manhã“), Gary Oldman (“O Livro de Eli“) e Morgan Freeman (“Invictus“) voltam aos seus personagens. As filmagens de “The Dark Knight Rises″ começarão em abril em Nova Orleans. O roteiro é mais uma vez de Jonathan Nolan, que escreve em parceria com David Goyer (da trilogia “Blade“).

A estreia acontece no dia 18 de julho de 2012 no formato IMAX.

Fonte: Cinema com Rapadura


- x - x - x -


Só uma dúvida: Bane é um dos mais formidáveis inimigos de Batman desde quando? Tá, o cara quebrou a espinha do Homem-Morcego lá pelos idos dos 90, mexeu e muito a história do personagem, mas... pra mim - e acredito que também pra muita gente - ele não passa de um brutamontes descartável. A galeria de vilões de Batman tem coisa melhor que Bane...


Ah, e nesse aqui eu respeito Nolan, sem problemas, viu Caio? :D

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A Caminho do Oscar...

0 comentários

Pois é, meio mundo já sabe, mas vou aqui comentar sobre o Globo de Ouro. E o que eu já sabia aconteceu: A Rede Social saiu como tremendo favorito ao Oscar. Quatro prêmios - trilha sonora, roteiro, direção e filme - foram o suficientes para o bafáfá em torno da versão punk rock da criação do Facebook, que agora ganha ainda mais os holofotes. Trent Reznor e Atticus Ross estão de parabéns, fizeram A trilha, o que chega a ser um caso raro, pois não lembro de um filme no estilo de A Rede Social ter uma trilha que chame tanto a atenção. Melhor roteiro, direção e filme foram prêmios mais que justos.

(Pra tornar a coisa ainda mais divertida, A Origem, que concorria em quatro prêmios, perdeu todos eles para... A REDE SOCIAL, hahahahahahahahahahahahahahahahahahahah, chupa Nolan!)

Natalie Portman segue na sua trilha dourada. Ganhou mais uma como melhor atriz por Cisne Negro. Colin Firth levou melhor ator por O Discurso do Rei. Toy Story 3 foi outra obviedade. Até perguntaram ao diretor, ironicamente, se ele não faria o quarto filme...

E O Vencedor premiou Christian Bale e Melissa Leo. Johnny Depp, que concorria consigo mesmo na categoria melhor ator de comédia ou musical, não levou nada. Glee bateu Big Bang Theory como melhor série cômica/musical, que por sua vez levou o prêmio de melhor ator no segmento para Jim Parsons.

Se você for daqueles que adora ver a lista completa, siga abaixo todos os vencedores (e perdedores) do Globo de Ouro 2011. E que venha o Oscar!

[\o/A Rede Social\o/]
:D

Melhor ator coadjuvante
Christian Bale - “O vencedor” - VENCEDOR
Andrew Garfield - “A rede social”
Geoffrey Rush - “O discurso do rei”
Jeremy Renner - “Atração perigosa”
Michael Douglas - “Wall Street: o dinheiro nunca dorme”

Melhor atriz em série dramática
Julianna Margulies - "The good wife"
Piper Perabo - "Covert affairs"
Elisabeth Moss - "Mad men"
Katey Sagal - "Sons of anarchy" - VENCEDORA
Kyra Sedgwic - "The closer"

Melhor minissérie ou filme de TV
"Carlos" - VENCEDOR
"The pacific"
"Pillars of the earth"
"Temple grandin "
"You don’t know Jack"

Melhor ator coadjuvante em série, minissérie ou filme de TV
Eric Stonestreet - "Modern family"
Chris Colfer - "Glee" - VENCEDOR
Scott Caan - "Hawaii 5.0"
Chris Noth - "The good wife"
David Strathairn - "Temple grandin"

Melhor ator em série dramática
Michael C. Hall - "Dexter"
Bryan Cranston - "Breaking bad"
Jon Hamm - "Mad Men"
Hugh Laurie - "House"
Steve Buscemi - "Boardwalk empire" - VENCEDOR

Melhor série dramática
"Mad men"
"Boardwalk empire" - VENCEDOR
"Dexter"
"The good wife"
"The walking dead"

Canção original
“Bound to you” - “Burlesque”
“You haven’t seen the last of me” - “Burlesque” - VENCEDORA
“There’s a place for us” - “As crônicas de Narnia: a viagem do peregrino da alvorada”
“Coming home” - “Country strong”
“I see the light” - “Enrolados”

Trilha sonora original
 “127 horas”
 “O discurso do rei”
 “Alice no país das maravilhas”
“A rede social" - VENCEDORA
“A origem”

Melhor animação
“Meu malvado favorito”
“Enrolados”
“Como treinar o seu dragão”
“Toy story 3" - VENCEDORA
“O mágico”

Melhor atriz musical ou comédia
Anne Hathaway - “O amor e outras drogas”
Angelina Jolie - “O turista”
Annette Bening - “Minhas mães e meu pai” - VENCEDORA

Julianne Moore - “Minhas mães e meu pai”
Emma Stone - “A mentira”

Melhor ator em minissérie ou filme de TV
Idris Elba - "Luther"
Ian McShane - "Pillars of the earth"
Al Pacino - "You don't know Jack" - VENCEDOR

Dennis Quaid - "The special relantionship"
Edgar Ramirez - "Carlos

Melhor atriz em minissérie ou filme de TV
Hailey Atwell - "Pillars of the earth"
Claire Danes - "Temple grandin" - VENCEDORA
Judi Dench - "Return to Cranford"
Romola Garai - "Emma"
Jenifer Love Hewitt, "The client list"

Melhor roteiro
Danny Boyle e Simon Beaufoy - “127 hours”
Stuart Blumberg e Lisa Cholodenko - "Minhas mães e meu pai"
Christopher Nolan - “A origem”
David Seidler - “O discurso do rei”
Aaron Sorkin - “A rede social” - VENCEDOR

Melhor atriz coadjuvante em série, minissérie ou filme para TV
Hope Davis, "A miraculous year"
Jane Lynch, por "Glee" - VENCEDORA
Kelly Macdonald, "Boardwalk empire"
Julia Stiles, por "Dexter"
Sofia Vergara, por "Modern family"

Melhor filme estrangeiro
“Biutiful” (México)
“The concert” (França)
“The edge” (Rússia)
“I am love” (Itália)
“In a better world” (Dinamarca) - VENCEDOR

Melhor atriz em série cômica ou musical
Tony Colette - "The united states of Tara"
Edie Falco - "Nurse Jackie"
Tina Fey - "30 rock"
Laura Linney - "The big C" - VENCEDORA
Lea Michele" - "Glee"

Melhor ator em série cômica ou musical
Alec Baldwin - "30 rock"
Steve Carell - "The office"
Jim Parsons - "The big bang theory" - VENCEDOR
Thomas Jane - "Hung"
Matthew Morrison - "Glee"

Melhor atriz coadjuvante
Amy Adams - “O vencedor”
Helena Boham Carter - “O discurso do rei”
Melissa Leo - “O vencedor” - VENCEDORA
Mila Kunis - “Cisne negro”
Jacki Weaver - “Animal kingdom”

Melhor diretor
Darren Arronofsky - “Cisne negro”
David Fincher - “A rede social” - VENCEDOR
Tom Hooper - “O discurso do rei”
Christopher Nolan - “A origem”
David O. Russell - O vencedor”

Melhor série cômica ou musical
"Glee" - VENCEDOR
"30 rock"
"The big bang theory"
"Modern family"
"Nurse Jackie"
"The big C"

Melhor ator musical ou comédia
Johnny Depp - “O turista”
Johnny Depp - “Alice no País das Maravilhas”
Paul Giamatti - “Barney’s version” - VENCEDOR
Jake Gyllenhaal - “O amor e outras drogas”
Kevin Spacey - “Casino Jack”

Melhor atriz de drama
Halle Berry - “Frankie and Alice”
Nicole Kidman - “Rabbit hole”
Natalie Portman - “Cisne negro” - VENCEDORA
Michelle Williams - “Blue valentine”
Jennifer Lawrence - “Inverno da alma”

Melhor filme musical ou comédia
“Burlesque”
“O turista”
“Minhas mães e meu pai” - VENCEDOR
“Red – Aposentados e perigosos”
“Alice no País das Maravilhas”

Melhor ator de drama
Jesse eisenberg - “A rede social”
Colin Firth - “O discurso do rei” - VENCEDOR
Jame Franco - “127 horas”
Ryan Gosling - “Blue Valentine”
Mark Wahlberg - “O vencedor”

Melhor filme drama
“O cisne negro”
“O vencedor”
“A rede social” - VENCEDOR
“O discurso do rei”
“A origem”



EXTRA:
-Veja os famosos que brilharam no Globo de Ouro 2011 (Portal Terra)

[Psicotrópicas] O Zumbir das Muriçocas

2 comentários


Não tem uma hora em que você daria tudo pra não estar lá? Pode ser por qualquer motivo, contanto que aquilo terminasse? É, acontece. Imagine-se na situação de estar almoçando com a mulher da sua vida, num lugar não tão discreto, mas no mínimo aconchegante, e ela derramando lágrimas por um motivo que você nunca chegou sequer a pensar? E a culpa é sua, cara, querendo ou não, inteiramente sua… É de lascar, não é mesmo?


E você fica sem palavras, tentando adivinhar como diabos você chegou a aquela situação. Fica em silêncio por um tempo incomensurável. Ela também parece repetir o gesto, como em defesa, esperando por seus argumentos. Nessa hora, cada segundo parece do tamanho de uma baleia, passando a três metros do seu nariz, e você nem consegue adivinhar quando o corpo daquele colosso marinho vai terminar de passar. Num silêncio desses, em que cada palavra sua escala velozmente a Ladeira da Misericórdia que existe dos seus pulmões até a garganta, mas morre ali, de puro cansaço, todos os mais insignificantes detalhes da cena chamam mais atenção do que a face do outro. A garçonete que passa apressada, o casal babando por cada gesto da filha pequena, o cara que saca um celular maneiro e fica manipulando-o como se fosse um troféu de sua completa babaquice, a garota que chega junto com o namorado e começam a conversar e comer… Acho que até uma minúscula muriçoca que passasse do outro lado do espaço seria notada facilmente.

E isso por que, meus caros amigos? Covardia. A covardia é o demônio do homem. A sua mais completa miséria. Que podia fazer naquela situação, impregnado dessa pestilência moral tão comum? Não muito. O melhor remédio que encontra naquele momento é deixar as mãos como em súplica ao alcance das dela. Ela responde pegando-as, alisando-as mansamente. Podia ver que escondia as lágrimas. Era terrível a sensação. E tudo por uma incompetência que você sequer desconfiava. Ah, inferno, por que não notou isso logo? Mas lógico que jamais notaria, você faz tanto pra ela… Mas ainda assim, parece ser cobrado de algo que nunca fez…


É difícil compreender o coração das mulheres, por vezes tão enigmático… “Decifra-me ou devoro-te”, é o que ele, o coração de mulher, vive dizendo pra gente. Se fosse fácil entendê-los, não precisaríamos do silêncio inconveniente nem de muriçocas zumbindo do outro lado da sala.


- x - x - x -

Em outras empreitadas na blogosfera, eu buscava me dedicar mais a minha expressão literária, da qual sentia tanta falta. O nome da coluna, Psicotrópicas, vem justamente de um desses blogs. Com esta coluna, pretendo relançar, desta vez para maior público, minhas aloprações literárias, em prosa e poesia. A cada 15 dias, um novo texto. Claro que não ficarei limitado às antigas criações. Textos literários inéditos de minha autoria também serão postados aqui. Espero que apreciem.

Ah, e mais um detalhe: em alguns posts dessa coluna, procurarei ilustrar com alguma imagem. Não necessariamente uma recriação da cena que estiver sendo narrada, mas algo que tenha a ver com o tema/situação tratada.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Quando o Exorcista Encontra o Western no Deserto Cyberpunk (ou Como Desconstruir uma Adaptação)

0 comentários
Um dos cartazes de Priest
Um filme que tem gerado grande expectativa, por parte dos fãs de quadrinhos orientais, é a adaptação de Priest para as telonas. A história desse manhwa (quadrinho coreano) é a seguinte (by Wikipedia):

"(...) Ivan Isaacs um padre promissor que acabou libertando um anjo caído chamado Temozarela de sua prisão de centenas de anos, causando assim a sua morte e a morte de sua amada, Gena. Uma vez morto, foi-lhe concedida uma segunda chance de vida e de vingança, presente do demônio Belial, que em troca de poder, se torna possuidor da metade de sua alma. A trama se desenrola enquanto Ivan Isaacs segue seu caminho em direção à vnigança iminente. No decorrer da saga, sua sede por sangue inimigo o leva a eliminar outros Anjos caídos, seguidores de Temozarela, assim como nos mostra o quanto uma alma torturada é capaz para atingir a redenção."

Capa da edição brasileira de Priest - atualmente, paralisada no 16º número.
Sabe-se lá se volta...
Acontece que nos cinemas, Priest virou um obra porra-louca (o Omelete chama de "faroeste vampírico futurista"...), que além de fugir da trama original (no filme, a sobrinha do herói foi levada por vampiros e precisa ser resgatada), deixa um pouco de lado o western-diabólico em nome de um futuro árido e cruel, beeem cyberpunk. O próprio protagonista, uma criatura solitária e amaldiçoada, passou a ser membro de uma Igreja forte e manipuladora, e conta com vários personagens para sua missão de resgate.

Eu esperava que o projeto não destoasse tanto assim do quadrinho, que é bem interessante. Porém, é verdade, o trailer dá deixas que será um filme estiloso (embora "barato") e com interessantes cenas de luta. Espero que seja, no mínimo, como Constatine: uma porcaria de adaptação, mas ainda assim divertido. Vamos ver no que vai dar... 

Encontrei duas datas de estreia: 13 de maio e 2 de setembro. A princípio, acredito que a primeira é nos EUA e a segunda aqui no Brasil. Qualquer novidade, eu atualizarei aqui no Caixa da Memória.


E pelo visto, ainda vão traduzir o título literalmente para "O Padre"... Deus tenha piedade de quem fez essa merda...

domingo, 16 de janeiro de 2011

Romeu e Julieta Para Anões

3 comentários

Março vai ser um mês concorrido para o cinema de animação. Já não bastasse a estreia de Rango, também será o mês de Gnomeu e Julieta. Nem vou gastar muito tempo na história, uma vez que é uma das mais manjadas de todos os tempos (que Shakespeare me perdoe por esse atrevimento...): dois personanges, famílias rivais, paixão, conflito, final feliz (?). A diferença desta nova versão do clássico shakespereano é fato que os personagens são... anões de jardim! Sim, aqueles gnomozinhos esquisitinhos que enfeitam os jardins de alguns cidadãos - e eles que me desculpem, mas ô coisinha feia e brega do cacete, viu?

A dublagem tem nomes como Daniel Oliveira, Vanessa Giácomo e Ingrid Guimarães, e pelo trailer, parece que ficou bem legal. Como boa animação que se preze, tem os clássicos coadjuvantes-mais-legais-que-os-protagonistas, como a rena burrinha e um anão usando um... biquíni? Gnomeu e Julieta ainda conta com trilha de Elton John, que também produziu o filme.

Provavelmente, uma ótima pedida em 3D (fica a dica, Caio).


Data de estreia: 4 de março (duas semanas antes de Rango!)

4

2 comentários

Um filme que já vem chamado atenção dos cinéfilos para esse semestre é Eu Sou o Número Quatro, baseado num livro homônimo de Pittacus Lore (pseudônimo para James Frey e Jobie Hughes). Nove crianças do planeta Lorien são trazidas para a Terra, fugindo da destruição causada pelos Mogadorians, uma raça rival. Essas nove crianças cresceram entre nós e agora, os Mogadorians vêm em sua caça... Para serem eliminados, no entanto, é preciso seguir uma ordem. Os três primeiros já foram para o saco. O quarto, John Smith (Alex Pettyfer, de Alex Rider Contra o Tempo e A Fera, versão moderna de A Bela e A Fera, também para este ano), está prestes a lutar por sua vida... No meio dessa guerra, ele encontra um grande amor, a jovem Sarah Hart (Diana Agron, da série Glee), que o coloca no dilema de lutar pelos últimos de sua raça ou tentar viver um romance com ela.

Apesar de algumas possíveis comparações com Crepúsculo (aquela merda que inaugurou a modinha do "vampiro bonzinho" e que será enterrada assim que Dark Shadows sair...), Eu Sou o Número Quatro tem muito mais ação e um clima típico de HQ's. Não creio que cairá no melodramazinho dos vampiros purpurinados de gordinha tensa Stephenie Meyer. O perigo fica por conta dos roteiristas Alfred Gough e Miles Milar que, entre outras coisas, são responsáveis pela produção executiva de Smallvile, seriado que eu até curtia, embora concorde que tivesse momentos trash em termos de coerência e fidelidade ao Superman dos quadrinhos.

Confiram abaixo o trailer legendado.


Também no elenco: Timothy Olyphant (já mencionei elenco do post anterior, não?), Teresa Palmer (O Aprendiz de Feiticeiro; ela será a Número Seis, e pelo visto, a porradeira do filme, hehe), Jake Abel (Um Olhar do Paraíso e Percy Jackson) e Kevin Durand (o Little John de Robin Hood).

Data de estreia: 18 de fevereiro.

Johnny Depp, Um Camaleão

1 comentários

Já não é novidade que Johnny Depp, um dos caras mais ousados e talentosos do cinema contemporâneo, costuma aceita papéis não convencionais - ou simplesmente anormais - que ninguém mais aceitaria e nem faria tão bem quanto ele mesmo. Pois bem, o cara que surgiu pro mundo como o inesquecível Edward Mãos de Tesoura e viveu personagens tão díspares quanto Don Juan, Hunter S. Thompson*, Ichbode Crane, Chapeleiro Louco e o mega fodão espetacular Capitão Jack Sparrow, dentre outros, agora será um camaleão... Ou ao menos emprestará sua voz a um desses animais em Rango, animação da Nicklodeon/Paramount, com estreia para 4 de março. Rango é um camaleão guenzo e covardão, que sonha ser um herói aventureiro. Perdido no meio do deserto de Mojave, encontra uma cidade com ares de velho-oeste, assolada por bandidos, vendo-se forçado a encarnar o herói para protegê-la.

Apesar de não ser algo da Pixar, Dreamworks e nem Disney, acredito que Rango tem elementos para ser algo bem divertido, especialmente pelo toque western com um herói que não parece lá muito "heróico". Além do que, só o fato de Johnny Depp dublar o mirrado camaleão já será um grande atrativo. Esperar para conferir.


Outras caras do elenco: Timothy Olyphant (Duro de Matar 4.0), Abigail Breslin (Pequena Miss Sunshine e Zumbilândia), Isla Fisher (Os Delírios de Consumo de Becky Bloom), Bill Nighy (Piratas do Caribe 2 e Harry Potter e As Relíquias da Morte I), Alfred Molina (Homem-Aranha 2 e O Código Da Vinci) e Allana Ubach (Entrando Numa Fria Maior Ainda; foi uma das assistentes - a Josie - no seriado O Mundo de Beakman, programa educativo que mostrava ciência de forma muito divertida.)


Em tempo: Depp estará presente em dois filmes previstos para 2012: o primeiro é Dark Shadows, a oitava parceria com Tim  Burton, no qual interpretará o vampiro Barnabas Collins. Baseado num seriado homônimo da década de 60, será um conto de horror gótico, centrado em Collins e seus desentendimentos** com monstros, bruxas, lobisomens e fantasmas. O roteiro está nas mãos de Seth-Grahame Smith, de Orgulho e Preconceito e Zumbis, do qual já li uns trechos na Cultura daqui de Recife e achei ótimo!
O segundo, ainda em negociação, é Triple Frontier, um filme estilo ação/aventura que se passará na região de fronteira entre Paraguai, Argentina e Brasil! O_o  Até agora, além de Depp, Tom Hanks também está escalado para o projeto.
Já espero ansiosamente por Dark Shadows, e temo pelas barbaridades que podem rolar nesse Triple Frontier...

- x - x - x -

* o pai do jornalismo gonzo, autor de "Medo e Delírio em Las Vegas", dentre outros. Esse livro foi adaptado para o cinema e é estrelado por Depp.


** run-ins, na descrição em inglês no IMDb. Se alguém souber uma tradução melhor que a do Chrome, me avisa que eu atualizo por aqui. :)

[Zapost] "A Rede Social" leva Melhor Filme no Critics’ Choice Movie Awards

0 comentários
Pois é, deu A Rede Social como melhor filme de 2010 na principal premiação realizada pela crítica americana. Votam nessa premiação os "críticos filiados à Broadcast Film Critics Association, entidade que reúne críticos da TV, rádio e internet dos EUA e Canadá especializados em cinema". Imprensa não entra nessa. Além de melhor filme, A Rede Social levou melhor diretor (David Fincher), melhor roteiro adaptado (Aaron Sorkin) e melhor trilha sonora (Trent Reznor e Atticus Ross).

O alardeado A Origem saiu como grande vencedor, mas isso somente porque levou todas as categorias técnicas (fotografia, direção de arte, montagem, efeitos visuais, som) e também o de melhor filme de ação.

Natalie Portman levou melhor atriz por Cisne Negro, único prêmio do filme que foi o campeão de indicações (11). Ou seja, um derrota de lavada. Melhor ator foi para Colin Firth em O Discurso do Rei. Coadjuvantes ficaram com Christian Bale e Melissa Leo, ambos de O Vencedor.

Nota da fonte: "Nos últimos quatro anos, o vencedor do Critics’ Choice de Melhor Filme também venceu o Oscar."

Bem, se acontecer, eu já sabia... :D


Zap.

Fonte: Pipoca Moderna (clique no link para ver a matéria completa do site, com fotos, e a lista de vencedores).

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Ano Novo, Novo Ano

1 comentários

Exatamente um ano atrás, eu iniciava mais uma nova empreitada na blogosfera. Sem grandes pretensões, sem grandes preocupações. Queria apenas fazer um blog que eu atualizasse (bem) mais que o meu anterior, o lendário O Covil - quando o Blogger ainda era hospedado pela Globo.com, que na época era gratuito.

(Deus do céu, isso parece que foi há décadas atrás!)

Bem, no início, até comecei direito. Mas não durou muito. Passada a euforia inicial, o Caixa da Memória deu uma tremenda esfriada. Em março, não houve um post sequer! Abril e maio só não passaram em branco por um post cada. Então chegou julho, meu acesso a internet foi mais ou menos regularizado, graças ao imensos tempos livres no meu estágio. Ainda assim, foi uma produção pequena (apenas 5 posts).

Em agosto, novo estágio, desta vez mais corrido. Ou seja, nada de tempo pra atualizar o blog de forma decente. Até setembro, foi tempo de vacas magras. Tudo mudaria no mês seguinte. Já tinha de volta um computador e passei a digitar os textos em casa para só postá-los no estágio (no fim do expediente) ou na faculdade (quando estava livre ou a aula era no laboratório, antes do professor começar).

Claro que ainda não era o ideal. Era chato ter que fazer o post e só vê-lo publicado no dia seguinte. Mas as coisas foram melhorando, chegou GVT no meu bairro, passei a fazer tudo em casa, muito mais tranquilidade. Contando o último trimestre de 2010, foram 26 postagens. Não foi algo impressionante, mas pra quem sempre teve dificuldades pra manter um blog, já foi um bom resultado.

Para 2011, os planos são grandes. Nada do tipo "vou dominar o mundo", mas grandes. Quero fazer do Caixa da Memória uma criação da qual eu possa me orgulhar muito no futuro. Parece coisa besta, egocentrismo barato, mas quem não gosta de ver suas criações tomando corpo e seguindo caminhos cada vez mais audaciosos?

Bem, espero que os poucos leitores que me visitam tenham gostado do que já foi escrito neste blog e que continuem visitando o CdM, se possível dando um retorno, trocando ideias (vulgo, comentários. São eles que dão a real para o autor se ele está construindo algo bom ou ruim). Agradecimentos especiais ao meu nobre amigo Caio, dono do blog Caio em Coluna e o mais fiel leitor do Caixa da Memória (espero que não o único, hehehe), e a minha namorada Ana Laura, que sempre me dá todo apoio do mundo, em tudo.

Longa vida ao Caixa da Memória!