terça-feira, 26 de julho de 2011

Para ler jornais do mundo todo

1 comentários
Uma boa pedida para estudantes de jornalismo, jornalistas ou simplesmente curiosos de plantão. O site Net Papers traz links para jornais de vários países. Você pode navegar pelas versões online de jornais dos cinco continentes. E o melhor, o Net Papers é todo em português!

Existe uma aba para Brasil, onde os jornais estão separados por estado, com o número de publicações disponível ao lado. (O maior contraste fica por conta de Amapá e São Paulo. São apenas 6 jornais contra 246!)

Na aba EUA, você pode consultar 2356 veículos, onde um drop-down separa cada um dos 50 estados. Também está disponível a consulta por nome da publicação.

Na aba Buscar, existem várias opções de customização de busca. Nome, cidade, idioma e assunto são algumas delas.

A aba Países organiza os jornais por nação, facilitando a sua vida se você quiser achar, por exemplo, quais as publicações da Letônia, por exemplo. E na aba Futebol, o visitante encontrará notícias de seus times favoritos, por país. Ainda é possível encontrar jornais esportivos, divididos por país.

Na barra lateral, pode-se encontrar estatísticas do site, jornais mais antigos do mundo, os de maior tiragem do mundo, dentre outras tantas opções interessantes.

Pôsteres de Vingadores exibidos na Comic-Con

0 comentários
Mais uma do evento que agitou o fim de semana em San Diego. Desta vez, foi a Marvel que deu um gostinho do seu megalomaníaco maior projeto de adaptação para os cinemas. Trata-se de Os Vingadores (The Avengers), que está previsto para estrear em maio do ano que vem.

Vejam abaixo os pôsteres que a Marvel divulgou na Comic-Con e que já dão sinais de que o negócio deverá ser um verdadeiro pipoco! (pelo menos quanto ao investimento, já que mostrar pôsteres com ilustrações do elenco não confirma absolutamente nada a respeito de um filme, não é verdade?)

Jeremy Renner, como Gavião Arqueiro

Mark Ruffalo será o verdão Hulk

Chris Hemsworth segue no papel do deus do trovão, Thor

A armadura hi-tech do Homem de Ferro será vestida novamente por Robert Downey Jr.

O Capitão América de Chris Evans, que ainda não conferimos por aqui (só dia 29/07)

Samuel L. Jackson no papel do casca grossa Nick Fury (achei meio tosco, whatever)

A cereja do bolo, a deliciosa talentosa Scarlett Johansson, que será a Viúva Negra

Painel de Magic na Comic-Con 2011

0 comentários
Nesse final de semana (21 a 24 de julho), rolou a Comic-Con, um dos maiores encontros de nerds do planeta. Além de ser um ponto de encontro para discutir sobre seus hobbies favoritos com outros fãs, as maiores expectativas em torno do evento, claro, ficam por conta das novidades nos quadrinhos, cinema, jogos e outras coisas igualmente legais.

E como não poderia deixar de ser, a Wizards promoveu um painel sobre Magic, dando dicas quentes sobre o bloco sucessor de Cicatrizes de Mirrodin, Innistrad, dentre outras coisas. Todas essas novidades foram repassadas por meu amigo João de Campo Grande, mais conhecido como o Leão da Tribo de Judá e um dos mais fanáticos jogadores de Magic de Recife. Foram obtidas do fórum da Liga Magic, a partir de informações tuítadas (devidamente traduzidas por Scoppio, do fórum da Liga Magic) por Mark Rosewater, do setor de Pesquisa & Desenvolvimento e um dos grandões da Wizards quando se fala de Magic. Ou simplesmente MaRo, como é carinhosamente conhecido, referência a uma criatura dos tempos remotos do bloco de Miragem.

Detalhes revelados durante o painel:

  • Mark Rosewaters queria manter o foco no horror clássico, isso quer dizer "vampiros, zumbis e lobisomens!". (Yes! O tipo de coisa que eu esperava desse bloco!)
     
  • Haverão mecânicas de cemitério e tribais. (Será que teremos um revival dos blocos Odisseia e Investida? O primeiro era pura utilização do cemitério e o segundo foi tribal até a alma - alguém [ainda] lembra [com raiva] de Legiões, aquela coleção só de criaturas?)
     
  • Vampiros vermelhos, zumbis azuis e lobisomens verdes e vermelhos. (Hum, estou vendo decks bastante agressivos a partir de outubro...)
     
  • MaRo diz que lobisomens são uma parte importante do set. (Aê! A tribo que, na minha opinião, sempre faltou no Magic.)
     
  • Liliana estará sim no set, e alias, existem DOIS planinautas no set! (Finalmente Liliana vai ter sua segunda versão [já era tempo!].)
     
  • Eles estão dando produtos (shields) para quem faz perguntas!
     
  • "Dark Ascension, Control the Night, Fevereiro de 2012 (eu não faço IDÉIA do que ele ta falando!) - bem, Scoppio, da Liga Magic, não sabia até então do que se tratava, mas o próximo post vai responder a essa dúvida...)
     
  • MaRo diz que eles queriam fazer com que todas as raridades tivessem importancia (provavelmente ele está falando de constructed)
     
  • Haverá mais do que apenas vampiros, lobisomens e zumbis, eu só lhes dei um gostinho. (Ressonando a mesma curiosidade do pessoal do fórum: que tipo de monstros clássicos aparecerão? Frankensteins? Médi
     
  • Vocês farão torneios que são "family friendly"? - Isso não é algo que nunca tenhamos considerado, porém tenho certeza que se houver demanda suficiente [é algo que poderá se tornar realidade].
     
  • Um carinha[fã] acaba de receber um invite para o Campeonato mundial só por fazer uma pergunta! (foi a coisa mais sem noção do evento, na minha opinião.)
     
  • Um fã acaba de receber/ganhar/pegar um booster pack de Arabian nights e abriu uma biblioteca de alexandria PROVA (Isso foi legal demais.)
     
  • MaRo: Devo admitir que Ravnica está bem alto na lista de lugares que queremos revisitar! (Seria simplesmente #cool demais se fizessem um novo set sobre Ravnica. É um cenário que ainda rende muito pano pra manga.)
     
  • Um rapaz fez uma pergunta sobre Modern e acaba de ganhar uma caixa fechada de Legends em Italiano - AWESOME 
  • MaRo: Em Planar Chaos nós playtestamos uma sexta cor. Era perigoso [demais]. (Para quem não sabia - como eu - era a cor roxa...)
     
  • Matt Cavotta informa o público de como a arte do #MTG é feita. Um guia de estilo é dado ao artista, que então devolve e é revisado (o artista recebe o guia de estilo, faz a arte, manda, revisa, e se precisar recebe alterações na arte final). (Não foi lá grande novidade, pois várias vezes temos artigos no site mostrando o passo-a-passo da criação de artes para os cards. Whatever, deve ter sido bacana, mesmo assim.)
     
  • Um rapaz acaba de fazer uma pergunta sobre arte e recebeu como "prêmio" uma pintura original de um card de innistrad, "creepy doll" - FOTO [QUE INVEJA!!!] (QUE INVEJA!!! [2])
     
  • Todos fica feliz, cada pessoa no Magic Panel ganhou 1 camisa de mana e 1 poster de planeswalker (Bacana. Tipo de coisa que agrega valor.)
     
  • Um carinha fez a última pergunta e era sobre commander, ele é jogador desde Alara e recebeu como premio um booster de BETA, a rara é uma ILHA! - Todos ri dele (veja na foto) FOTO DE TODOS RI (Trollando na Comic-Con :P)
Bem, como podem ver, deve ter sido uma ótima tarde em San Diego, com belas novidades sobre um dos mais clássicos cards games do mundo.
(Mas que dá uma invejinha dos ianques pelos prêmios distribuídos, ah, se dá!)

Wizards of The Coast anuncia Dark Ascension

1 comentários

E respondendo à dúvida gerada no post anterior, eis que a Wizards anunciou hoje a segunda expansão do bloco Innistrad (que será lançado em meados de outubro): trata-se de Dark Ascension.
Dando continuidade ao clima de horror do bloco de abertura - já prometido durante o painel da WotC na Comic-Con - Dark Ascension promete ser mais uma invasão de criaturas malignas e cards cheios de más intenções. Muito provavelmente, como é costume no set 2 de todo bloco, alguma tribo vai terminar bombando mais, ou ainda teremos novas tribos, para conturbar ainda mais o cenário.

Data de Lançamento: 3 de fevereiro de 2012
Pré-Lançamento: 28 e 29 de janeiro de 2012
Launch Parties: 3 a 6 de fevereiro de 2012
Game Day: 3 e 4 de março de 2012
Número de Cards: 158
Abreviatura Oficial: DKA
Hashtag: #MTGDKA


Por que eu acho que esse símbolo tem algo a ver com demônios ou vampiros? :P

Equipe de Design: Mark Rosewater (chefe), Jenna Helland, Zac Hill, Graeme Hopkins, Matt Tabak.

Equipe de Desenvolvimento: Tom LaPille (chefe), Mark L. Gottlieb, Zac Hill, David Humpherys, Ken Troop.



Será que Sorin já ganha nova versão? #TodosQuer

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Mil Palavras nº 13

1 comentários
Foto: divulgação

terça-feira, 19 de julho de 2011

[Psicotrópicas] O Beijo

3 comentários
Um beijo quente
pra eu voltar Sorriso
Encarar toda falta
Que resta
Sobrepujar o tônus da minha
fraqueza Alimentada com
rações de Insegurança
Um beijo
pra eu não morrer de
Arrependimento
Lugar comum no Raro
da vida
Doçura boca-a-boca dividida
pra eu não ver todo azedume
em volta
Um beijo Dela
Pra revirar minha vida pelo Avesso
Desenterrando tudo de Bom que
há em mim

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Mil Palavras nº 12

1 comentários
Foto: Mauricio Dueñas/EFE - retirado do site do jornal A Tarde, de São Paulo

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Pôster de The Dark Knight Rises

1 comentários

A Warner divulgou ontem (12) o primeiro pôster do terceiro filme do Morcegão, The Dark Knight Rises.
O cartaz não revela grandes coisas (sinceramente, não revela nada...), mas já deixa o gostinho de "holly shit!" que vai ser esse filme.
Nolan - ao contrário de A Origem - promete mais uma vez arrasar com mais esse filmes de Batman.
The Dark Knight Rises só estreia no meio do ano que vem.

[A Game of Dices] Sonhos como recurso narrativo no RPG

0 comentários
O blog Saia da Masmorra!, voltado para dicas, novidades e eventos de RPG, publicou dois textos recentemente sobre recursos narrativos, tratando do uso dos sonhos na sua mesa de RPG.

Os textos são bem legais e abrangentes. E principalmente, muito utéis. O primeiro trata sobre os tipos de sonhos numa narrativa (Sonho Premonitório, Sonho-Mundo, Sonhar com o Passado e Sonhos de Vilão). O segundo trata sobre simbologias e curiosidades a respeito dos sonhos, com referências bacanas para usá-las em seu jogo.

Cliquem nos links abaixo para ler os posts na íntegra.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

RPG cyberpunk na atualidade

0 comentários
O gênero cyberpunk está morto... Pelo menos é o que se vê nas prateleiras de RPG. O cyberpunk sumiu. Não há um sistema disponível, nem uma ambientação que seja - o que raios estão esperando pra traduzir edições mais recentes de Shadowrun e Cyberpunk 2020, dentre outros, hein? (aliás, o próprio desconhecimento a respeito dos títulos cyberpunk é outro mal do mercado brasileiro de RPG). Os delírios tecnológicos das obras cyberpunk se tornaram realidade. Internet, mídias óticas, wi-fi, smartphones... O cyberpunk perdeu o encanto.

Ou não! O cyberpunk não morreu. Pelo menos não no ótimo artigo do Paragons, "A Pílula Vermelha", que você pode conferir clicando no link ou na figura que ilustra esse post.

Ótimas inspirações para um jogo cyberpunk mais atual, com a informação sendo a moeda mais importante do momento e a tecnologia sendo usada de forma avassaladora para conter as massas dentro de seu próprio mundinho.

terça-feira, 5 de julho de 2011

[Psicotrópicas] Saudade...

2 comentários
A saudade é um sonho que não disse adeus,
uma visão que não enferrujou com o tempo
é um trem que volta a passar no pensamento.

Saudade é um desejo gostoso pela vida
que os olhos já perderam de vista,
mas ficou gravado a ferro na memória.

Saudade é algo assim inexplicável
e tão facin de entender, que até dá saudade
do tempo que eu não a tinha de ter.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Minha impressão sobre mangás III

0 comentários
Ok, já discutimos o gênero e o mercado editorial no país de origem. Chegou a hora de esmiuçar a vida triste/feliz dessa profissão mais do que ingrata: a de autor de mangá.

O termo mangaká é normalmente usado para definir o profissional que desenha mangás. Mas também deveria ser usado para quem faz o roteiro, uma vez que as duas atividades se confundem muito. Boa parte dos mangakás são responsáveis tanto pela arte como pela história de um mangá. Uma das poucas exceções a isto é o estúdio CLAMP, formado por quatro mulheres (Ageha Ohkawa, Mokona, Tsubaki Nekoi e Satsuki Igarashi), com tarefas distribuídas entre elas.

O mercado editorial já é anormal (para nossos padrões). Era de se esperar que a vida de mangaká fosse no mínimo exótica. Vamos pegar o exemplo de três criaturas muito simpáticas deste concorrido mercado.

Kentaro Miura: autor de Berserker, trabalha nesse título desde 88. Se consideramos o lançamento do primeiro tankohon como o início da obra, já se vão 23 anos de mangá. No ano passado (ou teria sido retrasado?), o autor sumiu misteriosamente. Ninguém sabia o paradeiro de Miura e logo os boatos da morte do autor se espalharam como fogo na palha. O que aconteceu foi que Miura se excluiu do mundo porque não conseguia zerar um maldito jogo de videogame! Ele resolveu abandonar todos os compromissos para se dedicar inteiramente ao game. CA-RAM-BA! Não podia jogar em outra oportunidade, poxa? Miura, depois de seis meses de desaparecimento, apareceu com a maior cara lavada na editora e retomou seus trabalhos. Os boatos sobre a morte dele tiveram repercussão em grande parte por conta de Berserker, talvez sua obra mais famosa – e fodástica! Miura tem 45 anos. Se ele cuida da própria saúde da mesma forma como leva o mangá nos últimos anos, corremos o sério risco de ficar com um mangá inacabado por morte do autor...

Yoshihiro Togashi: autor de Yu Yu Hakusho e Hunter x Hunter. Esse é o mestre da fuleiragem. Hunter x Hunter está parado no número 27 nem sei há quanto tempo. Mas quem acompanha o trabalho desse cara já deve estar acostumado. Togashi não pode pegar uma gripe que fica seis meses sem trabalhar. Se Naoko Takeuchi, sua esposa e também mangaká, autora de Sailor Moon, ficar grávida, acho que ele deve ficar um ano sem riscar uma folha de papel. Togashi já arrumou todo tipo de desculpa para seus atrasos e interrupções, a maioria delas sobre sua saúde. Ou o cara vive doente ou é o maior enrolador do planeta! E deve ter costas quentes na editora, visto que não é de hoje esse hábito. A última saga de Yu Yu Hakusho, Makai, foi tremendamente prejudicada pelos atrasos de Togashi. Boa parte dos planos de fundo ficaram simples demais ou vazios. E o andamento da história é visivelmente mais apressado, compromentendo e muito a narrativa. Detalhe: o prejuízo já havia começado na saga anterior, Sensui, cuja parte final foi de uma simplicidade franciscana...


Nobuhiro Watsuki: autor de Rurouni Kenshin (Samurai X, no Brasil) e Buso Renkin, cuja edição nacional foi concluída recentemente. De longe, é o mais responsável dessa listinha. O que quero ilustrar com Watsuki é a vidaloka a que muitos mangakás se submetem em nome da profissão. Nada de ilegal ou (totalmente) antiético. Em muitos mangás, é comum haver um espaço em que o autor interage com os leitores. Tipo uma sessão de cartas ao contrário. No caso, só o autor se comunica, respondendo às críticas e tentando passar um pouco do processo intelectual da criação de sua obra. No caso de Watsuki, o exemplo que tenho é do mangá Buso Renkin. Era comum ele se queixar que não conduzia a história da maneira como queria. Que pensava os personagens de um jeito e eles saíam de outro nas páginas da revista. Na última edição, especificamente, Watsuki deixa uma carta de despedida para os fãs pelo final da série, onde conta que chegou a quase ter o título cancelado, que chegou a desaparecer com a equipe dele por uns dias numa estação de esqui pra desestressar... Enfim, que a rotina de trabalho de um mangaká não é nada tranquila...
E estamos falando de um cara responsável e bem-sucedido na profissão. Imaginem os outros...


Bem, vou parar por aqui. Espero que eu tenha conseguido ilustrar um pouco da carreira sinistra de mangaká.

Na próxima, vamos tratar do mercado de mangás aqui no Brasil.



Acompanhe a série:
-Minha impressão sobre mangás I (gênero)
-Minha impressão sobre mangás II (mercado editorial)


= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =


Wesley Prado é recifense, leonino, quase jornalista e nostálgico. Lembra da queda do Muro de Berlin. Simplesmente louco por quadrinhos, RPG, livros e cinema. Criador do Caixa da Memória, mas humilde demais para querer ser chamado de deus ou papai.