sábado, 31 de dezembro de 2011

Feliz 2012!

2 comentários
(agradecimentos a Antônio Lira por ter compartilhado isso no Facebook)

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =


Wesley Prado é recifense, leonino, quase jornalista e nostálgico. Lembra da queda do Muro de Berlin. Simplesmente louco por quadrinhos, RPG, livros e cinema. Criador do Caixa da Memória, mas humilde demais para querer ser chamado de deus ou papai.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011 Caixa da Memória - parte 2

1 comentários
Olá, caixeiros! Preparados para a segunda parte da retrospectiva do blog? Então, vamos lá.

Curiosamente, julho foi o mês mais fraco em postagens desse ano - apenas 12. E quase todos os posts foram bem curtos, praticamente publicitários. Não foi uma produção muito boa mesmo... De destaque, só o painel sobre Magic na Comic Con e o site Net Papers, bastante interessante para jornalistas ou pessoas que gostem de jornal de uma forma geral.

Melancolia: um dos melhores filmes de 2011 e um dos posts mais visitados e bem recebidos do blog.
Agosto foi um mês diverso. Teve crítica de Melancolia, o início dos previews de Innistrad, a palestra de Pierre Lévy no Simpósio Hipertexto 2010, na UFPE, e os primeiros de muitos textos sobre os lançamentos de RPG nacional (especificamente um cenário para Fiasco e o anúncio de dois suplementos para Rastro de Cthulhu). Teve até gente me perguntando se eu estava de parceria com a Retropunk - viu, Guilherme? :)

Lirinha voltou. Desta vez, sozinho
Com a chega de setembro, veio a revolução da produtividade no blog. De computador (semi-) novo, já estava mais que na hora de me dedicar mais ao blog. Foi o mês de maior produtividade no blog (38 postagens, feito repetido em novembro). Foi também o mês que marcou o fim do R.E.M. (que gerou um texto apaixonado de Thiago Moreira, que virou colaborador fixo do blog) e o lançamento do CD solo de Lirinha. Teve também crítica de Mamonas pra Sempre, uma matéria massa sobre rock e quadrinhos da amiga Ingrid "Mai" Melo no Deu na Mídia, um vídeo stop motion que eu, Ana Laura Farias, Luiza Falcão e Rafael Souza fizemos para a disciplina de Fotojornalismo, mais coisas da Retropunk e uma análise bem bestinha de Innistrad. A novidade do mês ficou com a sessão Estreias da Semana, onde passei a postar os lançamentos nos cinemas de Recife, com trailers e horários disponíveis. Não sei se continuo essa sessão, tenho dúvidas sobre o retorno real que ela provoca para o blog. Se as pessoas comentassem mais...

1955-2011
Em outubro, já acostumado com um ritmo mais frenético de postagens, tivemos a estreia de Beeb no comando do Videodrome! Thiago Moreira fez uma bela homenagem a Steve Jobs, que nos deixou nesse mês. Honramos a capa do Diario de Pernambuco, que também homenageou o "homem da maçã". Uma resenha sobre The Walking Dead11 anos do primeiro CD do Linkin Park e uma ideia excelente envolvendo Segunda Guerra Mundial e Twitter foram alguns dos posts mais visitados do mês (e do ano também). Os quadrinhos marcaram presença, com os lançamentos da Panini e da JBC, assim como também o RPG, graças à pré-venda de The Shotgun Diaries, pela Redbox, e outro cenário para Fiasco, escrito por John Bógea (que apareceu por aqui, em setembro, num vídeo em que ele fala sobre terror, horror e Terra Devastada, RPG de sua autoria). Em cinema, apesar de nenhuma crítica, rolou o primeiro trailer de Vingadores.

Novembro foi mais um pico de atividade, como já dito anteriormente. E mais duas estreias: a entrada de Lidianne Andrade na equipe de colaboradores, com um texto sobre exposição 2x Alexandre; e a colaboração (até então, indireta) de João Franco no Bazar du Mago, um espaço para quem gosta de Magic poder comprar seus cards com esse digníssimo cidadão (sem jabá). Teve crítica de O Palhaço, um dos filmes nacionais mais comentados do ano, um sapo que mudou de nome, resenha de Asterios Polyp, considerada a melhor HQ do ano pela crítica especializada (veja aqui e aqui), um site muito criativo para matar a saudade dos minigames e os protestos da USP (aqui e aqui), além de uma viagem ao futuro nos vídeos que Beeb selecionou para o 23º Videodrome.

E para fechar esta segunda parte, o mês de dezembro teve uma queda na produtividade. Normal, afinal, fiquei de férias do estágio e quis aproveitar a vida um pouco. Os destaques ficam para um post que eu estava devendo (e muito) sobre Super Mario, uma estratégia muito inteligente de combate à pirataria nos games, o emocionante primeiro trailer oficial de O Hobbit - Uma Jornada Inesperada, a entrada de João Franco como colaborador direto do blog (num post sobre Innistrad) e a crítica de um dos melhores filmes desse trimestre, o sensacional Tudo pelo Poder. Depois, ainda rolou um post singelo de Natal, com vídeo musical do amigo José Santana e... Um recesso, por assim dizer, quebrado apenas por esta retrospectiva.

Esse vídeo é tão bom que merece repeteco aqui no Caixa da Memória!

Bem, amigos caixeiros, é isso. O ano de 2011 foi muito interessante para o Caixa da Memória. Tivemos várias colunas - que infelizmente não tiveram a regularidade merecida... coisas a corrigir para o ano que vem - assim como a entrada de quatro novos autores (Debóra "Beeb" Leão, Thiago Moreira, Lidianne Andrade e João Franco). Tratamos os sempre constantes assuntos de cinema, quadrinhos, games e RPG, mas também tivemos espaço (pequeno, mas tivemos) para política, futebol e questões sociais. O que posso prometer para 2012 ("cuidado com o que vai dizer, Wesley...") é que continuarei a fazer o Caixa da Memória, tentando aprimorá-lo sempre que possível, prezando pela qualidade dos posts. Infelizmente, algumas modificações que não esperava serão necessárias. Ê, vida danada essa de blogueiro... Vamos ver no que vai dar.

Enfim, espero que tenham gostado da retrospectiva 2011 e que continuem visitando o blog sempre que possível. Muito obrigado aos visitantes, sejam eles ocasionais ou fiéis leitores. Que em 2012, comentem mais no Caixa da Memória (sério, é importante! Ajuda muito na hora de fazer os posts) e que tenham mais amor, saúde e alegria nas suas vidas. Abraço a todos e até o ano que vem!

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Wesley Prado é recifense, leonino, quase jornalista e nostálgico. Lembra da queda do Muro de Berlin. Simplesmente louco por quadrinhos, RPG, livros e cinema. Criador do Caixa da Memória, mas humilde demais para querer ser chamado de deus ou papai.

Retrospectiva 2011 Caixa da Memória - parte 1

0 comentários
Olá, caixeiros! Como estão? Nesse clima de reta final de 2011, resolvi passar a limpo este belo ano que o blog teve, deixando de ser um blog às moscas para ter uma audiência sempre crescente e uma pequena mas fiel legião de leitores, que sempre estão a retornar.

DuCapibaribe: festa de réveillon que fez falta esse ano
Janeiro começou com um post sobre o Réveillon DuCapibaribe, que foi arretado (e fez falta na fraquíssima programação desse ano) e com uma reestruturação no Caixa da Memória. Como relatei num dos primeiros posts do ano, publicado justamente no primeiro aniversário do blog, 2010 não foi um ano muito legal em termos de postagens. Comecei empolgado, mas perdi a constância e o interesse, devido a problemas de ordem técnica e ocupacional, solucionados apenas no segundo semestre. Então, 2011 tinha que ser diferente se eu quisesse levar adiante o blog.

Dilma veio, e com ela, um monte de "reaça" falando besteira nas redes sociais
E foi uma enxurrada de coisas sobre cinema, começando pelas críticas de Enrolados e De Pernas pro Ar, o primeiro Zapost (descendo a lenha em A Origem), as prévias de filmes como Rango, Eu Sou o Número Quatro, Gnomeu e Julieta e Padre. Teve os ganhadores do Globo de Ouro, onde as apostas para o Oscar realmente começaram. Teve também o anúncio dos vilões de O Cavaleiro das Trevas Ressurge (na época, teve gente que nem botava fé em Anne Hathaway para o papel de Mulher-Gato, inclusive eu). Tirando a parte de cinema, a coluna Psicotrópicas estreou em grande estilo, assim como a Deu na Mídia (na época, ainda se chamava Deu no Jornal). Na música, Academia da Berlinda lançou Olindance, segundo disco de estúdio. Teve até espaço pra política, com dois posts sobre a posse - e as infelizes reações a respeito - de Dilma Roussef.

E o Rei Gago levou a estatueta
No mês do Carnaval (opa, essa ano, foi em março!), foi a vez da estreia do Videodrome, talvez a coluna mais regular do blog desde que foi criada, com os comerciais exibidos durante o Super Bowl. Mais cinema - afinal, foi o mês do Oscar! - com críticas de O Turista, Amor e Outras Drogas, O Vencedor e Cisne Negro, além de um megapost "incompleto" sobre os concorrentes ao Oscar.

Fevereiro também marcou a estreia de uma coluna que pretendo voltar a escrever em 2012. Trata-se de 140x10, um desafio a mim mesmo: escrever semanalmente, aos sábados, sobre os trending topics do Twitter em 1400 caracteres. Dizendo, parece fácil, mas acreditem, perdi algumas manhãs de sábado (às vezes, tardes também...) nesse desafio. Pra fechar, um vídeo que fiz juntos com outros colegas de curso para a disciplina de Introdução à TV sobre a sinagoga Kahal Zur Israel, localizada no Recife Antigo.


Março trouxe a melhor festa do ano (THANX, GOD!), o glorioso Carnaval. E tem Carnaval melhor que o de Recife e Olinda? Tem não, véi! Lembramos de músicas velhas, tivemos os primeiros posts sobre Magic (com Innistrad e New Phyrexia), mais filmes (Bruna Surfistinha e VIPs), um dia só para Zangief e a estreia da coluna Mil Palavras e de uma coluna que, infelizmente, não deu certo, a Somatórios, voltada para colaborações externas. O post de estreia foi do meu brodaço, Lucas Campelo. Mas nem só de coisa boa março foi feito. Tivemos as imagens assustadoras do tsunami, o falecimento de Lula Côrtes, a boca grande de Jair Bolsonaro e o blog de Bethânia...
Ah, Carnaval... Chega logo!
No quarto mês do ano, comecei a falar sobre quadrinhos e tentei começar uma nova coluna sobre RPG, chamada A Game of Dices (que também não deu muito resultado como coluna...). Em abril, houve uma pequena queda no número de postagens, pois meu computador quebrou. Foi um problema que repercutiu pelos meses seguintes, até agosto. Com isso, só deu mesmo para continuar as colunas criadas até o momento, como o Videodrome onde apresentei a série catalã Paradigma (by Book of Mirrors) e os primeiros cards de Nova Phyrexia.
Por um mundo sem DJs de ônibus
Maio veio no arrasto de abril e com ele, mais cinema, com o trailer de Tranformers - O Lado Oculto da Lua e Harry Potter e As Relíquias da Morte Parte 2, crítica de Crepúsculo dos Deuses, M - O Vampiro de Dusseldorf (primeira colaboração de Thiago Moreira para o Caixa) e Água para Elefantes. Tivemos um momento utilidade pública no blog, com a campanha da GRCT contra os Djs de ônibus e o Forecasite de previsão do tempo. Ah, e um Videodrome engraçado e saudosista com as vinhetas da America Video.

O filme de super-herói do ano!
E para fechar esta primeira parte da Retrospectiva 2011, o mês de junho trouxe mais posts sobre quadrinhos e Magic e cinema, como a crítica de X-Men Primeira Classe e uma notícia #fail sobre Lanterna Verde (o que não é #fail nesse filme, né?). Comecei uma série de posts sobre mangás (que pretendo terminar) e rolou um "post-desabafo" sobre o curso de jornalismo (aliás, um dos posts mais visitados do blog), motivado por uma matéria antiga que dizia ser o curso de jornalismo o mais fácil de todos os cursos superiores. Aham, Cláudia, senta lá.

Bem, ficamos por aqui e aguardem a parte 2, que sairá logo, fechando este ano tão agitado.
Até a parte 2!

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Wesley Prado é recifense, leonino, quase jornalista e nostálgico. Lembra da queda do Muro de Berlin. Simplesmente louco por quadrinhos, RPG, livros e cinema. Criador do Caixa da Memória, mas humilde demais para querer ser chamado de deus ou papai.

sábado, 24 de dezembro de 2011

Feliz Natal do Caixa da Memória

1 comentários

O Caixa da Memória deseja um Feliz Natal para seus fieis leitores e amigos. Que nesta data tão especial, possamos refletir a respeito do que fizemos e deixamos de fazer em prol de uma sociedade melhor. E não me refiro apenas a ações que envolvam outras pessoas, mas a ações que se referem a vocês mesmos. Sim, queridos caixeiros, a vocês. Afinal, a mudança começa dentro de nós mesmo, não é? :)

Para enfeitar ainda mais o Natal de vocês, deixo o vídeo do meu amigo José Santana, cujo reencontro foi uma das coisa boas desse ano, com a música O Holy Night, que faz parte do These Are Special Times - 12 anos, CD cover comemorativo de fim de ano que ele gravou e está disponível no SoundCloud.


Enfim, agora todos indo para suas respectivas confras, com os parentes e/ou amigos queridos e um ótimo Natal a todos!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Innistrad no divã

0 comentários

Por João Franco

Eu fico meio desconfiado quando a WOTC "desenterra" temáticas. Não gostei dessa volta ao plano de Mirrodin porque sempre vejo essas voltas como algo forçado. Poderia ser malvado e alfinetar "falta de criatividade", mas dessa vez, passa. Logo, Cicatrizes de Mirrodin não fez muito minha cabeça. Muita coisa mítica caríssima, a temática de infectar que não funcionou e essa fixação por artefatos que permeia o bloco todo. Logo, tematicamente a opção de horror em Innistrad acabou se tornando uma idéia interessante. Lembra França e Inglaterra, com essas paisagens cheias de neblina e aqueles chapéus de pirata. Sem contar que horror no Magic é inédito. Confesso que o tema ficou bem ambientado.

O Harry Potter de Innistrad
Passemos às criaturas, então. Nenhum monstro. Nada que valha a pena ser reanimado ou colocado em jogo pelo Juramento dos Druidas. Menção honrosa ao Demônio da Oferenda de Sangue, que é uma criatura bem interessante para decks de controle que possam pagar BB. Bichinhos: Campeão da Paróquia, Caçador de Demônio (adoro essas criaturas com habilidades quando-entra-em-jogo), Jovem Enclausurada (por quê não?), Carniçal do Cemitério do Terror (vai fazer companhia ao Carnófago nos decks de Zumbi), Geist de Santo Traft (unicamente desenhada para ganhar dinheiro. Injusta, até), Investigador de Segredos (Massa! Já está fazendo estrago no Pauper e no Legacy. Pode até fazer uma graça no Vintage), Mago da Conjuração-relâmpago (de longe, a melhor carta da série. Joga em qualquer formato. Nunca vou ter nenhum. Lembra Harry Potter), Maníaco do Laboratório (ganha o jogo, dependendo do formato), Neonato Sanguimaníaco, Nobre Stromkirk (estes dois precisam de outros vampiros ou de mágicas que causem dano mais eficientes para decolarem), Peregrino de Avacyn (auxilia quem precisa de aceleração, mas não pode comprar Aves do Paraíso). Os decks de Vampiro e de Humano estão sendo meio forçados, mas os Humanos levam uma vantagem bem larga, haja vista o Humanos GW ser um dos melhores deck Standard do momento. Lobisomens ainda estão muito café-com-leite.

"adoro essas criaturas com habilidade
quando-entra-em-jogo"
Agora a parte triste: as mágicas. Um counter meia-boca (Dissipar), nenhum dano direto decente e nenhuma remoção nem bounce. Os artefatos são uma piada - talvez Grimório dos Mortos tenha algum potencial, mas.... Uma novidade da série: maldições, que encantam jogadores. A escolha óbvia é Maldição do Domínio da Morte, mas a Maldição do Coração Perfurado tem a cara do Pauper e ainda ativa a sede de sangue. O Silêncio Pétreo está enfurecendo alguns jogadores de Vintage, pois quebra na emenda várias estratégias.

Então, o que mais chama a atenção em Innistrad? Os terrenos! Capela Isolada, Cascata de Enxofre, Cemitério da Floresta, Porto do Interior e Retiro da Falésia tornam nossas vidas bem mais coloridas. E não sao cards muito caros. Também se destacam Toca do Lobo de Kessig, fundamental no deck do campeão mundial, Casarão Assombrado do Pântano (faz o Humanos UW não perder o gás), Condado de Gavony (uma covardia quando se joga de Humanos GW) e o velho conhecido Quarteirão Fantasma, bom e barato. Nessa parte a Wizards foi muito feliz. Coisas boas e não-míticas.

Em relação à arte, os desenhistas continuam se superando. Ficaram ótimas as imagens dos cards! Muito contraste claro-escuro - até pela temática da Edição, terrenos enevoados, luz direcionada ao que se quer destacar em cada ilustração... Só não gostei muito dos cards verdes, talvez por florestas e histórias de terror não serem boas parceiras. E por falar em boa... Essa Liliana do Véu foi o que o médico me receitou! Não só a carta é boa e linda, como a planinauta é muito, muito BOA! O deck de Varíola do Legacy já está mostrando força. Planinauta que se defende dá nisso.

Essa é BOA!
Finalmente, Innistrad merece um 7. Agradou ao Leão da Tribo de Judá, mas poderia ter ousado um pouco nas mágicas. Esse tema de transformar fracassou - não vejo isso acontecendo fora do Limitado. Mas plasticamente alegra os sentidos e oxigena o Multiverso com a luta das criaturas da noite contra a inquisição. Já estamos no aguardo de Dark Ascension e Avacyn Restored!



= = = = =

Algum termo te deixou confuso?  Tire suas dúvidas - ou comece a entender um pouco de Magic - no nosso Glossário MTG! ;)


= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =



João Franco (ou João de Campo Grande) está envolvido com Magic desde 1997 (culpa de Wesley!).  Atualmente, está mais para lagartixa (vendedor de cards) do que para jacaré (jogador de Magic). Leitor voraz, gamer de responsa, entrou nessa de webdesign e comunicação. Não quer ver o Sport ser rebaixado de novo nem tão cedo. É da paz, mas não fuma o cachimbo. Puro sossego e bom humor. Ah, e sincero

[Deu na Mídia] Magistrada explica funcionamento do Tribunal do Júri para jornalistas

0 comentários
Apesar de antigo, posto aqui essa notícia do TJPE pela utilidade para os colegas jornalistas. Aliás, para a sociedade como um todo.


= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =


Texto publicado na sessão de notícias do site do Tribunal de Justiça de Pernambuco, em 05/05/2010

A juíza Fernanda Moura, titular do 1° Tribunal do Júri do Recife, através de uma coletiva de imprensa, explicou o funcionamento do Tribunal Popular para jornalistas. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (4), no gabinete da juíza, no Fórum Rodolfo Aureliano. Na ocasião, Fernanda Moura detalhou os principais aspectos relativos à competência do Tribunal do Júri, isto é, os crimes dolosos contra a vida, tentados ou consumados, bem como os conexos a eles. 

Como funciona o Tribunal do Júri: 

Formação da Culpa e a Pronúncia: Considerada a primeira fase do Tribunal do Júri, consiste na análise inicial do processo pelo juiz togado. A partir do recebimento da inicial, o juiz determina a citação do réu para que este se pronuncie em relação à acusação. Em seguida, haverá a audiência de instrução e julgamento com o acusado, representante do Ministério Público, assistência de acusação, se houver, e advogado, além de testemunhas arroladas pelas partes no processo. Outras provas admitidas em direito poderão ser produzidas. Na audiência, interroga-se o réu. A partir de tal passo, o magistrado pode considerar a acusação plausível ou declarar ausência de indícios que justifiquem o encaminhamento do réu para julgamento. O juiz pode ainda desclassificar o crime ou absolver sumariamente o acusado. 

Corpo de Jurados: Se o juiz pronunciar, então declara a competência do Tribunal do Júri em um processo. O próximo passo será intimar as partes para requerimento de diligências e produção de prova em plenário do Júri, marcando a data do julgamento. Na sessão de julgamento, o sorteio dos jurados tem como base uma lista anualmente atualizada, que, por sua vez, é repassada ao Juízo por instituições públicas, entidades culturais, sindicatos e associações diversas. No caso da Comarca do Recife, que possui mais de um milhão de habitantes, esse alistamento pode conter de 800 a 1500 nomes. Destes, 25 serão sorteados para compor o Corpo de Jurados. 

Conselho de Sentença: Depois de escolhido o Corpo de Jurados e marcado o julgamento, haverá um próximo sorteio que definirá o Conselho de Sentença. Tal Conselho é formado por sete pessoas que são sorteadas dentre os 25 componentes do Corpo de Jurados. São permitidas até três recusas de jurados que podem ser desprovidas de explicações por parte da Defesa e Acusação. Se houver alguma recusa, novos nomes devem ser sorteados.

Da composição: O Tribunal do Júri compõe-se de um juiz de direito, que é o seu presidente, e de vinte e cinco jurados em que se sortearão dentre os alistados sete dos quais constituirão o Conselho de Sentença em cada sessão de julgamento. Na sessão do Tribunal do Júri, o juiz traduz a decisão do Conselho de Sentença e, sendo veredicto condenatório, efetua a dosimetria (duração) da pena.

Funcionamento: O funcionamento do Tribunal do Júri é garantido pela Constituição Federal e seus princípios de plenitude da defesa, do sigilo das votações e da soberania do veredicto. Esse sigilo pressupõe a incomunicabilidade dos jurados, aos quais são vedadas manifestações sobre sua forma de julgar ou mesmo comentários sobre o processo. 

Sala secreta: As decisões dos jurados são tomadas por maioria simples e a votação tem caráter sigiloso. Se um julgamento demorar dois dias ou mais, os jurados ficam em alojamentos e são acompanhados por oficiais de justiça.

Público: Qualquer pessoa pode assistir ao julgamento, salvo em alguns casos de repercussão e grande comoção social, ou, na hipótese, de excesso de lotação do plenário do Tribunal do Júri. 

.......................................
Micarla Xavier / Ascom TJPE

Primeiro trailer oficial de O Hobbit - Uma Jornada Inesperada

0 comentários
*Atualização: versão legendada do trailer, via getro.com.br.


Babem! Finalmente, as primeiras imagens daquele que será um dos grandes filmes de 2012! Esperar até dezembro do ano que vem virou tortura depois desse trailer...
É, meus amigos... Agora é esperar dia 14 de dezembro de 2012 para chorar litros com esse filme...

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Wesley Prado é recifense, leonino, quase jornalista e nostálgico. Lembra da queda do Muro de Berlin. Simplesmente louco por quadrinhos, RPG, livros e cinema. Criador do Caixa da Memória, mas humilde demais para querer ser chamado de deus ou papai.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Será que vale tudo mesmo?

0 comentários
Tudo pelo Poder é o tipo de filme obrigatório para quem gosta de jornalismo e/ou política. E para quem não gosta, também.



George Clooney é uma das figuras mais profícuas do cinema atual. São mais de 60 filmes na carreira, seja atuando, dirigindo ou produzindo. Com tamanha bagagem, ele assume as rédeas da direção pela quinta vez e alcança um alto grau de sucesso com seu recente Tudo pelo Poder (The Ides of March, 2011), que se desdobra nos bastidores de uma campanha presidencial americana e cuja conversão do título original para o nosso idioma é de uma breguice sem igual (a tradução literal, Os Idos de Março, muito mais interessante, chegou a ser cogitada, visto que as primeiras informações sobre o filme traziam esta versão).


O filme foca na relação entre o candidato Mike Morris (o próprio Clooney, mantendo a qualidade na atuação), governador democrata que está subindo nas pesquisas e tem grandes chances de se eleger nas primárias, e seus assessores de impressa, Paul Zara e Stephen Meyers (respectivamente Philip Seymour Hoffman e Ryan Gosling, ambos competentíssimos nos seus papéis). Relação que se tensiona a medida que o jogo de conspirações políticas se torna mais e mais intrincado.

[Psicotrópicas] Violência pura

1 comentários
Eu quero matar.
Matar toda a injustiça
Toda a politicalha
E toda a infernal tsunami de descaso.

Quero sair às ruas à mão armada
Quero balear a fome
E depois desovar o cadáver
no esquecimento baldio.

Eu quero esfaquear a miséria,
e antes de sua morte, dizer-lhe
que ela não passa de uma grande covarde.

E trucidar o desperdício,
estrangulá-lo até quebrar o pescoço.
Esbofetear a má vontade, o moralismo, a hipocrisia,
essas criaturas tão nobres…

E toda a canalhice, quero matá-la a marretadas
deixando o sangue correr vermelho, bem vermelho.
Como um rio de ódio.


= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

sábado, 17 de dezembro de 2011

Videodrome n° 25 - Para os ouvidos

0 comentários
O Videodrome desse domingo "não foi feito para os olhos, mas sim, para os ouvidos". Ela não está começando a carreira só porque virou trilha de novela das nove, mas está tocando em tudo que é rádio e passou a febre nacional num piscar de olhos - para fúria dos fãs que conheciam antes de todo mundo. Dito isso, o fato é que - cult ou mainstream - Adele tem uma voz de estremecer qualquer um. E o encanto dessa moça de 23 anos está espalhado por aí... e é sobre isso que vamos falar hoje.

Linkin Park - Rolling in the Deep (Adele cover)

Eles são conhecidos pelo motherfucking new metal hardcore rock etc... mas pararam o show para fazer um cover da colega de profissão. Chester Bennington abandonou os guturais um pouquinho para dar lugar a uma baladinha com o piano de Mike Shinoda. E olha só o resultado.

Maddi Jane - Rolling in the Deep (Adele)

Ninguém aguenta mais Rolling in the Deep... tocou até estragar. Mas como somos um pouco masoquistas vamos colocar a música que a levou a britânica ao estrelato aqui mais uma vez. E de novo, por um cover.  Nesse caso, por uma garotinha de apenas 12 anos que resolveu entrar no mundo louco dos artistas que se aventuram pela internet. E quando abriu a boca, pediram para que não mais a fechasse.

Rumour Has It / Someone Like You
Nunca fui fã de Glee. Mas fui obrigada a me render a esse mash up sensacional. O elenco é talentosíssimo. As garotas misturaram duas músicas da cantora e fizeram esse espetáculo... o melhor vídeo da coluna de hoje, eu diria.




= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =


Débora Leão tem 20 anos, estuda bateria e toca Jornalismo. É blogueira, rubro-negra, libriana, nordestina e neurótica. Gosta de viagens no tempo em Deloreans e queria ter nascido nos anos 80.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Anti-pirataria é isso aqui!

0 comentários
Não é de hoje que a indústria cultural enfrenta a pirataria com todas as suas forças. O cinema viu no 3D uma oportunidade ao mesmo tempo oferecer um entretenimento diferenciado ao público, como também a uma estratégia de defesa aos piratas (como a projeção sai tremida devido às necessidades técnicas do 3D, a cópia nas salas de cinema torna-se inviável). A música já dá o braço a torcer (pero no mucho) e tenta maneiras alternativas de negociar música sem perder tanto dinheiro - assim como os artistas já não veem com a mesma urgência a disponibilização pelos meios tradicionais e, muitas vezes, liberam suas músicas gratuitamente (como a banda Eddie e Lirinha, recentemente).

Estreias da semana (16/12 - 22/12)

0 comentários
Bem-vindos, amigos caixeiros, a mais uma sexta-feira de estreias nos cinemas recifenses! Esta semana, três pré-estreias, que vão de uma família no zoológico a super espiões, passando pelas intrigas de uma campanha presidencial. Nas estreias, um assalto cheio de graça, um drama "chinês" e uma história de amor latina.

Pré-estreia
Compramos um Zoológico
(We Bought a Zoo, EUA, 2011)
Filme emotivo do final de ano, traz Matt Damon no papel de um pai solteiro que tenta se acertar na vida. Decidido a mudar de ares, compra uma casa no meio do nada que, na verdade, é um zoológico! Com o apoio de Scarllet Johansson, ele fica like a boss de todo o lugar. Também, com uma ajuda dessas, quem não topava? XD
Valor da aposta: Scarllet Johansson já é motivo suficiente para ver o filme! Babações à parte, parece daqueles filmes que lhe garantem um sorriso no rosto ao sair da sala de cinema, e isso sem ser uma comédia.
Box Guararapes
Sala 8 | DUB | 13h15, 15h50, 18h40, 20h50 (sex a dom)
Multiplex Boa Vista
Sala 2 | DUB | 13h, 15h35 (sex a dom)
UCI Kinoplex Plaza
Sala 2 | DUB | 13h05, 15h40 (sáb e dom)
UCI Ribeiro Recife
Sala 7 | DUB | 13h05, 15h40 (sex a dom)
UCI Ribeiro Tacaruna
Sala 2 | DUB | 13h, 15h35 (sex a dom)

Missão Impossível - Protocolo Fantasma
(Mission Impossible - Ghost Protocol, EUA, 2011)
Mais uma aventura do agente secreto Ethan Hunt. No que já se tornou uma versão mais chique e modernosa de James Bond, o quarto filme de MI traz mais uma vez o perturbado Tom Cruise, que parece estar entrando numa nova boa fase, envolvido em conspirações e cenas de ação mirabolantes. Exceto pelo lixo que foi MI 2, a franquia é bem sólida e Protocolo Fantasma deve render mais um belo monte de grana para os envolvidos no projeto.
Valor da aposta: espionagem hi-tech requintada (for boys) e Tom Cruise (for girls). Ok, já dei as dicas, agora mexam-se!
Multiplex Boa Vista
Sala 5 | DUB | 15h10, 17h50, 20h30 (qua, qui)
Sala 6 | DUB | 13h, 15h40, 18h20, 20h55 (qua, qui)
UCI Kinoplex Plaza
Sala 2 | LEG | 13h, 15h45, 18h30, 21h15 (qua, qui)
UCI Ribeiro Recife
Sala 7 | LEG | 13h, 15h45, 18h30, 21h15 (qua, qui)
Sala 8 | LEG | 13h30,16h15h, 19h, 21h45 (qua, qui)
Sala 10 | DUB | 14h, 16h45, 19h30 (qua, qui)
UCI Ribeiro Tacaruna
Sala 4 | LEG | 15h15, 18h, 20h40 (qua, qui)
Sala 8 | DUB | 13h10, 15h50, 18h20, 21h10 (qua, qui)

Tudo pelo Poder
(The Ides of March, EUA, 2011)
Esse é para a galera da política e do jornalismo! Apesar da tradução brega e sem graça do título original (por um tempo, o filme chegou a ser divulgado pela tradução literal, Os Idos de Março, mas é provável que as distribuidoras tenham achado que não chamaria tanto a atenção), esse promete ser um filmaço. Com direção (e atuação) de George Clooney e protagonizado por Ryan Gosling, ator que depois de Drive tem alcançado cada vez mais o estrelato, Tudo pelo Poder trata das intrigas por trás das campanhas presidenciais.
Valor da aposta: Clooney, dirigindo e atuando, já vale o ingresso. Conspiração política e valor da honra e da dignidade. Um elenco de peso. Sério, esse filme merece ser visto, nem que apenas uma vez na sua vida.
Box Guararapes
Sala 3 | LEG | 20h40
UCI Kinoplex Plaza 
Sala 3 | LEG | 14h55, 17h10, 22h45 (sex) | 12h40, 14h55, 17h10, 22h45 (sab) | 14h55, 17h10 (dom, seg, ter) | 14h55 (qua, qui)
UCI Ribeiro Recife
Sala 1 | LEG | 18h55, 21h10 (qua, qui)
Sala 10 | LEG | 19h30, 21h45 (sex a ter), *0h (sex, sab)
UCI Ribeiro Tacaruna 
Sala 2 | LEG | *13h15, 15h30 (sáb, dom), 18h20, 20h35

Estreias
Roubo nas Alturas
(Tower Heist, EUA, 2011)
Sei que este filme está sendo vendido como uma comédia, mas nem o considero assim. Basta ver o trailer para sentir o mesmo. É daquelas comédias escrotinhas, que você paga o ingresso achando que vai morrer de rir e sai sentindo algo, mas definitivamente não é aquela dor de tanto rir. No entanto, não creio que Roubo nas Alturas seja ruim ou mesmo sem graça, pelo contrário. Um milionário é condenado a prisão domiciliar por um esquema 171 que ferrou sua vasta lista de empregados. Revoltados, alguns deles arma um roubo para o antigo patrão, numa onda bem Robin Hood.
Valor da aposta: Só por juntar Eddie Murphy, Ben Stiller e Matthew Broderick já vale a pena. Se não quiser nada sério, esse é o filme da semana para você.
Box Guararapes
Sala 6 | DUB | 14h25, 16h40, 18h55, 21h25
Multiplex Boa Vista
Sala 3 | DUB | 13h45, 16h05, 18h15, 20h40
UCI Kinoplex Plaza
Sala 4 | LEG | *12h40 (sáb, dom), 15h, 17h20, 19h40, 22h
UCI Ribeiro Recife
Sala 4 | LEG | 13h40, 16h, 18h20, 20h40, *23h (sex, sáb)
UCI Ribeiro Tacaruna
Sala 5 | DUB | 13h30, 15h45, 18h, 20h15, *22h30 (sex, sáb)

Um Conto Chinês
(Un Cuento Chino, ARG/ESP, 2011)
Ricardo Darín (O Segredo dos Seus Olhos) é Roberto, um senhor turrão, metódico, chato. Um dia, ele encontra um chinês que não fala uma única palavra do espanhol. Pronto, está armada uma história no mínimo inusitada, com momentos de puro surrealismo e ironia.
Valor da aposta: comédia bem interessante de um (ou dois?) cinemas bastante prolíficos. Para quem quer fugir do circuitão made in USA, é ótima pedida.
UCI Ribeiro Recife
Sala 2 | LEG | 18h, 20h05 (qua e qui)
Sala 10 | LEG | 15h20, 17h25 (Não exibe qua e qui)

Especiais
Quase nenhuma novidade. A Pele que Habito e Late Bloomers - O Amor não tem fim seguem em cartaz. A novidade fica por Além da Estrada, produção uruguaio-brasileira.

A Pele que Habito
(La Piel que Habito, ESP, 2011)
Multiplex Boa Vista
Sala 2 | LEG | 20h30 (qui)
UCI Kinoplex Plaza
Sala 3 | LEG | 12h10 (dom)
UCI Ribeiro Tacaruna
Sala 8 | LEG | 19h (seg)

Late Bloomers - O Amor Não Tem Fim
(Trois fois 20 ans, FRA, 2011)
UCI Ribeiro Recife

Sala 5 | LEG | 21h50 (sexta) | 12h10 (sab, dom) | 19h20 (seg, ter) | 19h20 (qua, qui)

Além da Estrada
(Por el Camino, BRA/URU, 2010)
De longe, uns dos filmes mais cabeça da semana. Um rapaz vai resolver questões sobre uma propriedade afastada da cidade grande e encontra uma bela jovem, que tenta acabar com seus problemas sentimentais. Ninguém sabe no que vai dar isso, né? :D
Enfim, parece um filme bacana, bem sincero na sua maneira de filmar e de contar a história.
Cinema São Luiz | LEG | 15h, 16h45


= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =


Wesley Prado é recifense, leonino, quase jornalista e nostálgico. Lembra da queda do Muro de Berlin. Simplesmente louco por quadrinhos, RPG, livros e cinema. Criador do Caixa da Memória, mas humilde demais para querer ser chamado de deus ou papai.