quinta-feira, 30 de agosto de 2012

O tropeço de Ascensão das Trevas


Atrasadíssimo este olhar sobre Ascensão das Trevas, reconheço. Mas é a vida. Blogueiro profissional, só o lindo, maravilhoso & vitaminado dono da Caixa da Memória!*

[*Obs: deixa de ser babão, João! kkkk]

Bem, há alguns séculos eu compartilhei com os prezados leitores minhas impressões sobre Innistrad. E agora vamos à continuação do Bloco.

Primeiramente, a arte segue uma beleza - cemitérios enevoados, olhos que brilham no escuro, inquisição, exorcismo, madrugadas, espíritos - até uma sessão espírita apareceu! -, aldeões de chapéu lutando contra as criaturas da noite (ou se transformando em lobisomens, dependendo da lua)... Não gostei muito das ilustrações das cartas azuis, talvez porque retratem mais humanos. Nos cards verdes, as florestas ao fundo seguem sombrias ou noturnas, quando os lobisomens são mostrados. Já os cards vermelhos mostram muitos humanos, lobisomens, lobos,  diabos (:D) e fogo! Na cor preta os destaques são: caveiras, zumbis, luas cheias, vampiros... perderam para a cor branca na categoria de cartas mais bonitas.

Agora, ao que interessa!

Brancas: a Wizards continuou forçando a barra para o deck de fichas com Almas Penadas e Reunir o Povo - ou até o vagaroso Agoureiro de Thraben. Adicione Honra do Puro e Virtude Intangível e você já tem a base do deck. Devoção Crescente pode ser o toque de estilo ou uma alternativa interessante de reserva contra outros decks de criatura. O Legacy e o Vintage ganharam uma bala de prata contra decks de combo e/ou de controle: Thalia, Guardiã de Thraben, que já está sendo vista em listas atualizadas, como Maverick, GW Beats (no Vintage ou Tipo 1) ou até o imortal White Weenie. Fechando: Cátaro Leal chama minha atenção para o formato Pauper, onde uma pequena vantagem em cartas é muito bem-vinda. Também adicionaria a já citada Reunir o Povo.


Pense numas almas sebosas!

Azuis: Purgar Pensamento ajuda o Mago da Conjuração Relâmpago, pois lhe dá mais opções de "Recapitular", mas anda deixando Tarmogoyfs e Mangustos Ágeis mais fortes no Legacy - Gaudenis Vidugiris acabou de ganhar um Grand Prix nos Estados Unidos com essa combinação simples. No Standard, Geists da Masmorra faz você ganhar muito tempo, além de ter poder e resistência interessantíssimos. Carta boa!

Verdes: infelizmente, ficou no singular - Geist da Raiz Estrangulante faz sucesso no Standard, mas não me agrada. Dois manas por uma criatura verde 2/1 é brega. Disparada a cor mais fraca da série - não sei se é um ranço da temática de terror contra a floresta.

Vermelhas: Ginete do Inferno é uma metralhadora no Standard: pode ser usada numa espécie de Sligh ou no RG Agressivo, embora sozinha já seja uma dor de cabeça. Pilhagem Infiel está num deck interessantíssimo que Sam Black usou no torneio Legacy que o supra-citado Gaudenis Vidugiris venceu e pode ser usada num Reanimador Legacy para avacalhar, apesar de deixar a base de mana mais frágil (de UB para UBr), ou no Dredge, que não tem problemas para gerar mana colorido.

Pretas - Rastejador de Túmulo é inclusão óbvia num deck de Zumbis.


Se você não usar este carinha num deck de zumbis,
ele virá puxar seu pé à noite! XD

Artefatos - Cálice da Vida é a carta que decks de ganhar vida sempre quiseram: finalmente, alguma coisa que mata! Vou comprar dois. :) Mas competitivamente, não sei porque Elbrus, a Lâmina da União ainda não está sendo buscada pelo Místico Litoforjador no Legacy... Bateu uma vez com essa espada, o jogo fica muito ao seu favor. Ô lapa de lâmina! A Jaula do Escavador de Túmulos é a bala que matou Tiradentes no Vintage e anda satanizando o Legacy também: mais uma opção contra o poderoso Dredge, que mata como quem não quer nada.

Terrenos: Câmara do Arcanjo é uma opção interessante para decks casuais brancos e pretos. Eu chutaria em decks de Clérigos, viúvos do bloco de Investida. Acrescente apenas uma.


João não gostou das reimpressões...
Nem desta expansão, como um todo.
#chatiado

E agora, para passar a régua, as palavrinhas finais da sabedoria do Leão da Tribo de Judá: Ascensão das Trevas é uma edição razoável. Não gostei das reimpressões (Divinação, Raio da Revelação, Arremessar e Terras em Desenvolvimento), pois só Raio da Revelação está dentro da temática do cemitério - que falhou, apesar de bastante forçada na cor azul, principalmente. Os lobisomens seguem derrubadíssimos - se a WOTC quiser um deck tribal, vai ter que soltar alguns peludos de custos 1 e 2. Sem eles, aquele abraço! O Standard ganha algumas cartas boas, mas várias que eu citei aqui são de preferência pessoal e seriam usadas em decks casuais. O Pauper T1 ganha uma opção - Cátaro Leal, mas é aquela carta baratinha que você compra quatro, guarda todas na pasta e pode até esquecer que as tem. O Legacy e o Vintage ganharam opções interessantes e foi isso que chamou minha atenção, pois é difícil isso acontecer quando sai uma edição pequena. O problema é que eu avalio uma coleção de Magic por alguns critérios - bichinhos (aqui ela se saiu bem, com Thalia - não a cantora mexicana! - e Rastejador de Túmulo), monstros (nenhum), remoção (nenhuma - Escorregão Trágico não fez os meus olhos brilharem), dano direto (necas), anulações (cri...cri...cri...), compra de cards (ver parênteses anteriores), descarte (idem) e opções interessantes para Sideboard (Jaula do Escavador de Túmulos é a jóia). Como alguns desses critérios não foram atingidos e nenhuma temática me encheu os olhos, eu daria uma nota 5. A WOTC poderia ter ousado mais.


= = = = =

Algum termo te deixou confuso? Não sabe a diferença entre um GW Beats e um Reanimador Legacy? Tire suas dúvidas - ou comece a entender um pouco de Magic - no nosso Glossário MTG! ;)


= = = = =

Para conferir análises de expansões anteriores, é só clicar no link abaixo:
-Innistrad no divã


= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

João Franco (ou João de Campo Grande) está envolvido com Magic desde 1997 (culpa de Wesley!). Atualmente, está mais para lagartixa (vendedor de cards) do que para jacaré (jogador de Magic). Leitor voraz, gamer de responsa, entrou nessa de webdesign e comunicação. Não quer ver o Sport ser rebaixado de novo nem tão cedo. É da paz, mas não fuma o cachimbo. Puro sossego e bom humor. Ah, e sincero.

Nenhum comentário: