Eis-me aqui escrevendo sobre uma série cujo início (em 2006)
me fez lembrar do tempo em que eu jogava Tipo 2 e me divertia muito com meu
deck Selesnya. Ravnica marcou muitos jogadores, como eu, e o bloco continua
sendo o mais querido, apesar de não ter sido o mais vendido da história do jogo
(essa glória cabe ao bloco de Zendikar).
Desta vez esquematizei minhas impressões por cor e dentro de
cada uma em duas subcategorias: Arte e Construído (aqui incluindo todos os
formatos de 60 cards).
BRANCAS
>>Arte
Anjo da Serenidade
Lindo contraste entre o branco das asas e o fulgor da
espada, além do anjo/guerreiro.
Encarceradora Azorius
Lapa de soldada cheia de moral! E o azul da capa tá
arretado!
Justiciar Azorius
Outra figura feminina que transborda autoridade e bom gosto.
Esse círculo luminoso ao fundo ainda lhe deu um ar celestial. Linda!
>>Construído
Aparição Lamuriante
Outra opção para destruir encantamentos, como o Unicórnio de Ronom ou o Kami da Lei Antiga. É um meio Desencantar que ataca & bloqueia.
:)
Grifo da Espiral Solar
Presença fácil nos WW Pauper da vida, além de ser uma bela
visão: a de um grifo descendo das nuvens.
Capitão da Jurisdição
Pode ganhar sozinha uma partida, com a ajuda de uma Honra do
Puro. Entraria em vários decks de Soldado, em formatos mais casuais. Dei valor!
Descanse em Paz
Linda carta, com um toque de colunas gregas. Boa opção no
sideboard contra estratégias de reanimação e/ou de Zumbis.
Esfera de Segurança
Chegou a ser carta-chave num deck chatíssimo, cheio de
encantamentos e com pouca ou nenhuma condição de vitória. Entraria fácil no meu
deck casual de Encantadoras GW!
Ás da Esgrima
Equipada ou recebendo algum bônus (Auras? Honra do Puro?)
pode fazer um estrago.
AZUIS
>>Arte
Asa-rúnica
Asas escuras contra uma cidade azulada... Parece uma visão de
sonho.
Cancelar
Até agora, a versão mais bonita deste card que matou a
Contramágica. Bela armadura que reflete a luz da mágica anulada.
Esfinge do Carrilhão
Apesar de um pouco sombria, a expressão da criatura
transpira inteligência e o corpo, força. A barba tem um quê de ilustração
antiga, clássica.
Fenda Ciclônica
Linda ilustração que expressa muito bem o conteúdo do card.
É como construir um ciclone e ficar abrigado dele.
Predador do Horizonte
Lindo! Parece ter sido feito de massa de modelar por um
perfeccionista! E o céu nublado também convence.
Construído
Delir
Sempre uma ótima opção na reserva, contra decks de counter
ou Slighs. E ficou linda: a chama se transformando em respingos de mana azul me
convenceu.
Ladrão de Segredos
Pauper nele! Pode ser bem nocivo contra um deck de controle,
desde que protegido. Sempre gostei deste tipo de carta – desde os tempos do
Ofídio!
Sincopar
Um counterzinho assim sempre cai bem. O T2 agradece, até
porque a remoção do cemitério é chave neste formato.
PRETAS
>>Arte
Destruir a Prova
Malvadona, a mulher que ateou fogo ao Sacrário! Linda luz na
escadaria.
Diabrete de Cutelódromo
A parte interna da asa e a boca do bichinho dão aquele
contraste sangüíneo. A cidade enevoada lá embaixo também é o fundo perfeito
para uma diabinho brabo.
Espectro Sombrio
Belo, apesar de meio psicodélico.
Golpe do Assassino
De repente, me sinto testemunha do crime que está prestes a
acontecer. Tantos elementos bem colocados... A máscara no melhor estilo Mortal
Kombat 2, o brilho da lâmina, a lua cheia e a expressão da vítima. MASSA!
Regente da Necrópole
Parece que a digníssima acabou de voltar de um desfile em
Milão. A roupa esvoaçante arrasa no IML de Ravnica! \o/
Sombras Perigosas
Não recomendaria a um míope passar por esse corredor à
noite! Arte cheia de chiaroscuro.
Trôpego do Esgoto
Muito interessante essa adição de verde e lilás a uma
temática tão suja como um zumbi num esgoto.
>>Construído
Aflição Berrante
Estou usando no meu deck casual de Varíola, mas é meio
decepcionante investir numa carta que PODE ser útil no meio ou no fim da
partida.
Demônio
da Profanação
Dei
valor! É enorme e pode destruir um deck de controle, se resolvida no momento
certo.
VERMELHAS
>>Arte
Contenda entre Guildas
Você não sabe se torce pelo paladino ou se ri da coragem
dele. Os olhos e a boca do demônio estão convincentes e a imaculada capa
esvoaçante do paladino também.
Diabretes do Caos
Muito brilho: dos bichinhos, que parecem lanterninhas
malignas, e das lindas nuvens que escondem a lua, à direita.
Equilibrista de Corrente do Clube da Sangria
Pode concorrer ao prêmio de nome mais comprido! Bem
interessante a situação: enquanto o pau come lá embaixo, no salão do clube, o
bonitão sadô-masô dá uma de artista de circo. E a máscara dele cairia bem no
Pinhead, de Hellraiser.
Espasmo de Rua
Linda e inusitada! Haja pedra redonda nas canelas... Deve doar um bocado.
Explosão Vandálica
Lindas explosões causadas por um goblin maroto.
Fúria das Pistas
Boa mudança de ângulo: me senti pisoteado! A areia e o pó estão bem detalhados.
Gigante da Cólera Sanguinária
Dois detalhes assustadores: a corrente se desintegrando e os olhos do malvadão. Sai de baixo!
>>Construído
Atirador da Sarjeta
Pode servir em decks de rajada, mas ainda não tenho tanta
certeza. Talvez tenha potencial.
Que
gatinha! Pena que é tão braba. Sua armadura é linda, mas a maça flamejante deve
fazer aquele estrago! Chegou no T2 para fazer o controlador do Mago daConjuração-relâmpago suar um pouco.
VERDES
>>Arte
Arauto do Centauro
Belo como a luz destaca a linda elfa. Mas o centauro enorme
está logo ali, no portão.
Crescimento Desenfreado
Um clássico redesenhado na sutileza da sombra e na textura
do chão adornado.
Crescimento Urbano
Massa como o tom de verde deixou as torres bem futuristas,
quase num estilo espacial.
Crocodilo de Petreovila
A luz é tão bem utilizada que parece que o bichão é a
primeira criatura que você encontrou ao sair cedo de casa.
Outra
carta que me faz lembrar de Guerra nas Estrelas e nas construções altíssimas de
algumas das cidades do filme. Dá vertigem.
Belo!
Perceba como a ilustração passa a impressão de ter sido filmada num movimento
meio arredondado. Ao fundo, a onipresente cidade.
DOURADAS e HÍBRIDAS
>>Arte
Acordo dos Caçadores
Parece ter sido pintada com aquarela. Os centauros ficaram
esquecidos no meio das colunas cheias de musgo e luz.
Arconte do Triunvirato
Arte totalmente destinada a destacar o Arconte no meio da
bruma rosa. É a lei que se aproxima, vinda do céu.
Bizarro da Helicosfera
Magmático, musculoso e futurista.
Corcel Infernal Festivo
Esta mula de duas cabeças é puro fogo e destruição. Veja
como a ilustração inclinada reflete o Ímpeto da criatura.
Descoberta Preciosa
Belo chiaroscuro, que destaca o que a górgona encontrou.
Festival da Devastação
Realmente transmite a impressão de caos.
Isperia, Juíza Suprema
O tamanho impressiona e a expressão severa amedronta.
Justa Autoridade
Dei valor! Grande uso da perspectiva e uma proteção rúnica
(legal) esverdeada muito bonita!
Mago de Guilda de Nova Prahv
Parece que o mago foi promovido a Cavaleiro do Zodíaco: ô
lapa de armadura! O fundo enevoado convence. Comprei uma caixa de deck
ilustrada por este rapaz e pelas cores da guilda.
Mago de Guilda de Rix Maadi
Gostei do ângulo oblíquo, que nos faz entortar o pescoço pra
observar melhor esta moça e seus apetrechos de guerra. Belo uso das cores da
guilda nos cantos esquerdo e direito da ilustração. Comprei uma caixa de deck
ilustrada por esta jovem e pelas cores da guilda.
Santuário Elevado
Adorei a temática do lugar que ganhou pernas! Um corpo de
raízes que agora é mais alto que a cidade sob um fundo esmaecido.
Trostani, Voz dos Selesnya
Linda imagem, que tem a luz como o fator principal. Lembra
um quadro dos grandes mestres. Passa a noção de acolhimento e proteção.
>>Construído
Amuleto Selesnya
Versátil e pode ser a saída contra criaturas grandes do T2,
como o Griselbrand e o Dragão Avérneo Trovejante, além do onipresente Thragueopresa.
Cavaleiro Celeste Lyev
Além de ser uma bela carta, foi uma das estrelas do deck UW
Deter, que deu as caras quando o T2 ainda estava recebendo a edição. É
interessante num ambiente cheio de criaturas.
Chamado do Conclave
Arte com o padrão Terese Nielsen de qualidade, bem feminina.
Joga em qualquer Selesnya T2 e no meu Zoo casual.
Curandeiro Centauro
Vê jogo no T2 por combinar bem com o Anjo da Restauração, além de botar água no chope de decks
Vermelhos no estilo Sligh.
Denegeração Abrupta
Ótima carta, que com certeza extrapolará o T2! Muito
versátil e de baixo custo. Dei valor!
Desmembrador de Escória
Agressivo! E ainda tem o bônus da Necrofagia. Presença
carimbada no Zumbis BG do Standard.
Dragão Hipersônico
Adorei esta carta, que infelizmente não joga nada no T2. Um
finalizador que ainda me deixa jogar feitiços na velocidade da luz! Terá lugar
nos meus decks casuais.
Eletromante Goblin
Outra carta que parece ter sido projetada com a habilidade
de Rajada em mente. Tem futuro!
Esfera de Detenção
Um Anel do Esquecimento melhorado, que também é lindo. Dá até
pena do cara preso nela.
Familiar do Juiz
Jogaria no Vintage ou no Legacy, pois atrasa decks de combo
e de controle. Também é bela e tem um ótimo texto ilustrativo.
Golpeador Loxodonte
Grande elefante! Jogaria com ele até no Legacy! Custo baixo,
ótima habilidade e pode ganhar o jogo sozinho se tiver aceleração no primeiro
turno, como Elfos de Llanowar ou Aves do Paraíso.
Jogos de Matança
Grande arma contra decks de combo ou de controle que tenham
algum card que arruine nossa estratégia.
Mangualeiro do Buraco Infernal
Boa carta, belamente colorida. Baixo custo e poder
considerável – se liberado. A outra habilidade serve para o meio ou para o fim
do jogo.
Militante Dríade
Mais um misto de carta linda e jogável! Até no Vintage a
Dríade vê jogo, pois impede fuleiragens habituais que envolvem cemitérios, sem
falar que no Standard ela sacaneia o Mago da Conjuração-relâmpago. Gostei muito e já adicionei quatro ao meu
WW Moderno casual.
Niv-Mizzet, Dracogênio
Claro, o custo é totalmente proibitivo pra quem não for
Izzet, mas... Não deixe o controlador dele desvirar os terrenos.
Perfuração Letal
Barata e altamente eficiente. Certamente não será usada
apenas no Tipo 2.
Quimiomante Volátil
Sou fã deste mago, principalmente pela primeira habilidade – a segunda não me enche os olhos. Sem falar que é um bloqueador razoável, com
sua resistência 3. Pena que ainda não encontrou um lar. Mas seria bem engraçado
descartar um Draco usando a segunda
habilidade só pra ver a cara do adversário!
Rakdos Estridente
Claro que é boa! O diabo é o pai do rock e este aqui
estraçalha no comecinho do jogo! Presença obrigatória nos Slighs da vida.
Retorno de Rakdos
Caramba! Muito útil contra decks mais lentos. Faz um senhor
estrago.
Revelação da Esfinge
Praticamente a carta que define o formato Standard. Você
renova seus recursos e ainda ganha vida, o que lhe dá vantagem em cartas e em
turnos. E ainda é instantânea... Muito forte.
Veredito Supremo
Excelente! Permite ao deck de controle respirar aliviado e
ganhar um ou vários turnos.
Vorme da Armada
Grande finalizador! Se você tiver mana, ainda pode ser um
critério de desempate no duelo criaturas x criaturas.
Vraska, a Oculta
Ricamente ilustrada, esta planinauta que se defende com a
segunda habilidade pode dar um trabalhinho aos decks agressivos ou aos de
controle (já pensou, usar a terceira habilidade?).
Sendo
sincero, não vi valor nele. Mas a habilidade de tornar os Tarmogoyfs menores em formatos como Modern e
Legacy, além de ser uma espécie de Lavamante Implacável, o fizeram disparar de preço. Ah, a
carta também é muito bonita - é como se ele morasse num jardim de crânios.
ARTEFATOS & TERRENOS
>>Arte
Toas as chaves rúnicas são bonitas. Os terrenos duplos – que
voltaram – estão ainda mais atraentes. E os terrenos básicos também arrasam.
>>Construído
Agulha Medular
Entra em qualquer sideboard, contra qualquer coisa chata – que seja ativada. Ótima carta, que voltou pra ficar!
Todos os
terrenos duplos.
RESUMO FINAL
Edição vencedora, que empolga e promete um bloco cheio de
opções. Gostei muito de alguns cards para o Construído e vários já estão nos
meus decks. A série realmente bagunçou o coreto do Standard e possibilitou a
criação de vários decks, pelas cartas fortes que trouxe e pelos terrenos
duplos, que permitem verdadeiros malabarismos em termos de bases de mana.
A arte também convence e cheira a capricho por parte dos
ilustradores. Também traz novidades em termos de ângulos das imagens, o que nos
promete coisas bem mais interessantes nos anos que se aproximam.
Reações como a minha e de outras pessoas apenas mostram que
a WOTC tem potencial para lançar séries que façam os jogadores felizes, desde
que tragam poder sem abuso, beleza na medida certa e uma termática refletida
nos cards e torne Ravnica identificável dentre as inúmeras edições do Magic.
Parabéns a todos os envolvidos em Retorno a Ravnica!
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Para conferir as análises das expansões anteriores, é só clicar nos links abaixo:
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Algum termo te deixou confuso? Tire suas dúvidas – ou comece a entender um pouco de Magic – no nosso Glossário MTG! ;)
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João Franco (ou João de Campo Grande) está envolvido com Magic desde 1997 (culpa de Wesley!). Atualmente, está mais para lagartixa (vendedor de cards) do que para jacaré (jogador de Magic). Leitor voraz, gamer de responsa, entrou nessa de webdesign e comunicação. Não quer ver o Sport ser rebaixado de novo nem tão cedo. É da paz, mas não fuma o cachimbo. Puro sossego e bom humor. Ah, e sincero
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