domingo, 5 de fevereiro de 2012

Corram para as colinas... DC confirma prequel de Watchmen!

É, lá vem a DC Comics mexer com o emocional dos fãs da cultuada graphic novel Watchmen. O clássico (que foi relançado ano passado pela Panini) foi originalmente publicado em 1986 e se tornou um marco no gênero por se tratar de um "quadrinho adulto" - não, não estamos falando de publicações eróticas de caráter semi-clandestino. Watchmen, junto com O Cavaleiro das Trevas, redefiniu as fronteiras dos quadrinhos e a maneira como o público as enxergava.

Agora, mais de 25 anos após o seu lançamento, a DC confirma os boatos que já vinham rondando a internet desde o final do ano passado. Sim, haverá uma nova leva de revistas baseada na obra-prima de Alan Moore e Dave Gibbons, e se chamará Before Watchmen. Graças aos deuses, não será uma sequência, mas, como o próprio nome diz, uma série de histórias sobre o passado dos personagens principais do original.

Serão várias revistas, enfocando personagens específicos, com um time de peso nos roteiros e nas artes. Confira as capas abaixo.



Rorscharch (4 edições) – Roteiro de Brian Azzarello e arte de Lee Bermejo
Homens-Minuto (6 edições) – Roteiro e arte de Darwyn Cooke


 

Comediante (6 edições) – Roteiro de Briazn Azzarello e arte de J.G. Jones
Dr. Manhattan (6 edições) – Roteiro de J. Michael Stracczynski e arte de Adam Hughes


 

Coruja (4 edições) – Roteiro de J. Michael Straczynski e arte de Any e Joe Kubert
Ozymandias (6 edições) – Roteiro de Len Wein e arte de Jae Lee

 

Espectral (6 edições) – Roteiro de Darwyn Cooke e arte de Amanda Conner

A última capa, Crimson Corsair, na verdade será encartada dentro das outras revistas. Serão duas páginas dessa história por revista e será escrita por Len Wein. O nome completo é Curse of Crimson Corsair e provavelmente remete à história de pirataria que é lida por um personagem do Watchmen original, um rapaz que está sempre ao lado do vendedor de jornal. Os lançamentos de Before Watchmen serão semanais e estão previstos para o meio do ano. 

Dave Gibbons, desenhista da série clássica, é favorável ao projeto (ao contrário de seu colega Moore). Segundo ele: “A série original de Watchmen é a história completa que Alan Moore e eu queríamos contar. No entanto, gosto das razões desta iniciativa da DC e o desejo dos roteristas e artistas envolvidos de fazer um tributo ao nosso trabalho. Que estas novas histórias tenham o sucesso que eles almejam”.

Minha opinião? Interessante resgatar os personagens de uma das HQs mais clássicas que já existiu. Mostrar um momento anterior deles, especialmente se for antes da Lei Keene ser aprovada - elemento importantíssimo em Watchmen, que proibiu as atividades dos auto-intitulados super-heróis, ou vigilantes - é uma ideia bacana, mas que pode ser um tiro no pé da DC. O problema está no lapso de tempo entre as duas obras e as diferenças de estilo que esse lapso traz. As artes, provavelmente, serão muito boas (só fiquei meio ressabiado com as capas de Minutemen e Silk Spectre; a primeira pelo tom mais cartunesco e a segunda pela arte meio ruinzinha - pelo menos as figuras dentro da roupa da personagem), mas o roteiro periga cair na pura ação. Não que seja ruim ver cenas de ação (quando bem feitas!), mas Watchmen definitivamente não combina com um estilo mais "porrada!". Espero que não estraguem os personagens e que Before Watchmen seja um complemento enriquecedor ao original, e não uma vergonha para ser esquecida.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Wesley Prado é recifense, leonino, quase jornalista e nostálgico. Lembra da queda do Muro de Berlin. Simplesmente louco por quadrinhos, RPG, livros e cinema. Criador do Caixa da Memória, mas humilde demais para querer ser chamado de deus ou papai.

Um comentário:

João de Campo Grande disse...

ô povo pra gostar de dinheiro! Por HASBRO, não! ^^