Olá, amigos! Mais um Videodrome, driblando os crashs do meu computador. Hoje, vou apresentar um achado que a galera do site Book of Mirrors teve a honra de legendar para nosso bom português. Trata-se da série Paradigma.
Fonte: Book of Mirrors
Primeiro, cabe uma breve explicação. Paradigma é uma série em 13 episódios, baseada no RPG Mago: A Ascensão", que compõe um dos grandes livros do Mundo das Trevas, sucesso desde os anos 90 com seu cenário de horror punk-gótico. Mago é sobre o maravilhar da magia, as possibilidades infinitas que essa força misteriosa traria se existisse no mundo real. É sobre expansão de consciência, grandes ideais e um certo nível de metafísica. Dos três livros básicos de maior sucesso do Mundo das Trevas (os outros dois são Vampiro: A Máscara, Lobisomem: O Apocalipse), Mago é com certeza o mais complexo e adulto.
A história gira em torno de Isaac (Sergi Cervera), um jovem meio relaxado, que se envolve com Ginebra (Nausicaa Bonnín), uma colega do curso de cinema que passou por uma estranha experiência durante a infância. Isaac vai aos poucos despertando seus poderes místicos, atraindo a atenção da perigosa Tecnocracia, uma facção de magos que estabiliza a magia na forma de avanços tecnológicos.
A produção de Paradigma é da Boala Films e da XTVL, da Catalunha. E para um trabalho baseado num jogo de RPG, pode-se dizer que o resultado final é fodástico. O Book of Mirrors, site brasileiro dedicado ao RPG "Mago: A Ascensão", está se preparando para mudanças e não tem nenhuma atualização desde o dia 19 de fevereiro. Ou seja, a menos que você domine o catalão, variante do espanhol que soa meio latinizada, vocês terão que se contentar com os primeiros cinco episódios legendados pelo site.
Entrem no mundo onde a magia é viva e descubram os mistérios por trás de Paradigma!
Episódio 1: O Despertar
Episódio 2: Ascensão
Episódio 3: Talento
Episódio 4: Mente
Episódio 5: Correspondência*
*Correspondência é uma das Esferas de poder dos magos. Trata de manipulações do espaço, como teleporte, dobra espacial, buracos de minhoca, expansão e contração do volume de recipientes, bilocação (estar em dois lugares ao mesmo tempo), etc.
Fico na torcida de que o Book of Mirrors retorne o quanto antes para seguirmos na estrada de Isaac rumo ao Despertar - ou que ao menos alguém que se garante na tradução dê continuidade à tarefa de traduzir e legendar os episódios seguintes!
É isso, povo. Estou certo que vocês curtiram Paradigma. Se eu deixar alguém viciado nessa série, foi mal, hehehe.
Play it now!
- x - x - x -
Ah, e não esqueçam de votar nas enquetes (é na coluna ao lado!) para melhor e pior trending da semana, segundo a última edição de Semana Santa do 140x10.
Ah, Semana Santa... #feriadao melhor, só o Carnaval. Adoro semana de 3 dias! Começou polêmica: a #arezzo, na contramão ecológica, anunciou coleção de PELES – coitado do coelhinho da Páscoa... A repercussão negativa foi tão grande que recolheram os produtos. Nesta semana, parabéns para Monteiro Lobato, criador de rico e marcante universo ficcional, carregado de preconceitos; Adolf Hitler, criador de ideologia política, baseada em puro preconceito; e Brasília, capital federal da politicalha. O #profissaoreporter chamou atenção para o álcool, presente cada vez mais cedo e mais intensamente na vida dos jovens brasileiros. Perdi o programa, mas só pelo tema eu já dou os parabéns. E o que foi o #orgulhofhc? Uma babação de ovo desnecessária a um ex-presidente que não me dá o menor orgulho - que me perdoem seus simpatizantes. Esta semana marcou o início das atividades da Skynet e o fim da humanidade... Ué, não acabamos? Então, relaxem, nerds, Exteminador do Futuro vai demorar a chegar. Tivemos também o Dia do Diplomata (alguém sabe quem foi o Barão do Rio Branco?) e o dia de Santo Expedito, o segundo mais querido dos brasileiros (só perde pra Santa Edwiges, santa dos endividados). O #crieumovo foi pura criatividade. Dois exemplos: ovo Bruna Surfistinha (você come sem parar), ovo Flamengo (vem sem brinde, pois já roubaram). E o Angra, acusando o #parangolixo de plágio? Chega logo, 2012!
- x - x - x -
Sem figura e com atraso, graças aos crashs do meu pc...
E não esqueçam de votar no melhor e no pior trending desta semana na enquete ao lado!
A invasão phyrexiana em Mirrodin começa colher seus frutos... Mirrodin está quase inteiramente dominada, com poucos focos de resistência ainda ativos... Os mirranianos seguem na luta desesperada por sobrevivência e pela defesa de seu plano natal... Enquanto os phyrexianos cada vez mais se regozijam no seu novo lar...
Nova Phyrexia, a nova coleção de Magic e que fecha o bloco Cicatrizes de Mirrodin, logo estará disponível para os jogadores. Até lá, a Wizards vai matando a nossa curiosidade aos pouquinhos, com alguns cards sendo revelados quase todos os dias, como tem sido feito nos blocos anteriores. Até 13 de maio, ainda vão rolar muitas surpresas... Por enquanto, vamos ficar com esses exemplos.
Sheoldred, um dos líderes da facção preta dos phyrexianos, os Sete Guerreiros de Aço (The Seven Steel Thanes; traduzido via Tradukka). Na minha opinião, um tremendo apelão - imagine isso combinado com Elesh Norn, o pretor branco, já mostrado aqui no blog...
A mecânica de Arma Viva segue firme e forte. As fichas semi-inúteis de Germes é que gostaram disso...
Essa aqui faz parte de um ciclo, os Implantadores, que lida com fichas de Golem, bombando os que você controla. Alguém falou em combos???
Os artefatos coloridos (nada a ver com a banda Restart!) estão de volta. A novidade, desta vez, fica por conta do mana phyrexiano (um símbolo de mana com a marca de Phyrexia), que permite uma versatilidade bem maior aos cards de artefato. Se você não tem o mana da cor específica, paga 2 pontos de vida que tá tudo ok. Simples, não?
Apesar de praticamente derrotados (a proporção de cards de Phyrexia nesta coleção fica em torno de 90x10), os mirranianos não desistiram da guerra, como se pode ver neste card...
...E neste aqui, onde podemos ver que Maestria com Metais ainda segue firme neste bloco.
Bem, por enquanto é isso. Vocês podem acompanhar mais cards de Nova Phyrexia na galeria de imagens, dentro do próprio site da Wizards, além de mais informações sobre Nova Phyrexia na página do produto. Aqui no Caixa da Memória, até o lançamento no dia 13 de maio, vocês também poderão ver alguns dos novos cards da coleção.
Já está no ar o novo trailer do arrasa-quarteirão "Cowboys e Aliens", previsto para estrear no final deste ano. O filme traz elenco de peso - Daniel Craig, Harrison Ford e Olivia Wilde - numa história digna das graphic novels mais criativas: em pleno velho oeste, um estranho é resgatado no deserto, com um artefato similar a um grilhão num dos braços. Mais tarde, esse sujeito se torna a esperança contra uma invasão alienígena. Ou seja, puro delírio nerd!
O filme tem muitos elementos bacanas para se tornar um sucesso daqueles. Craig parece uma versão mais limpa e radical de Clint Eastwood e Ford, mesmo como coadjuvante, deve roubar muitas cenas. E claro, Wilde é um colírio para os olhos, sempre! É esperar pelo "Summer 2011" do fim desse trailer para curtirmos o inusitado confronto entre "Cowboys e Aliens".
Olá, amigos! Mais um Videodrome na área, desafiando a má vontade do meu computador. O tema de hoje é: games que viram filmes. Mas esqueça aquelas tosqueras dos anos 90, como Super Mario Bros, Street Fighter e Mortal Kombat (pelo menos do 2 em diante...). Estamos falando de filmes produzidos por fãs e/ou empresas, na intenção simplesmente de homenagear/tirar onda/promover um novo produto. E então, vamos aos selecionados de hoje.
Super Mario Indie
Mario, um encanador que de vez em quando usa umas coisinhas do capeta, perde sua namorada, a bela Peach, para o playboyzinho de merda chamado Bowser. Seu irmão Luigi está sempre ao seu lado, tentando fazer com que ele supere a perda e não faça nenhuma besteira.
Putz, essa foi a adaptação mais escrota de Mario para a vida real que eu já vi! Muito melhor que aquela porcaria com Dennis Hopper...
Mortal Kombat Legacy - Ep. 1
Desde o ano passado que se fala muito sobre um curta no YouTube que reacendeu as esperanças num novo filme de Mortal Kombat, chamado "Mortal Kombat: Rebirth". Recentemente, foi revelada a verdade por trás desse projeto.
Trata-se de Mortal Kombat Legacy, uma série em 10 episódios que servirá como promocional para o nono jogo da franquia - que tem a participação de Kratos, de God of War! A série é dirigida por Kevin Tancharoen, que também dirigiu MK: Rebirth, e guarda o clima sombrio e violento do jogo, tão esquecido nas adaptações para as telonas...
God of War indie (legendado)
E por falar em Kratos... A mesma galera que fez o filme do Mario que vocês viram no início deste post fez essa maravilha. Aqui, Kratos é um carinha estranho que anda pra todo lado com suas "blades of chaos" - duas raquetes presas aos braços por correntes - enfrentando os grandalhões do colégio e vivendo um romance com Athena. Nem conheço o jogo direito, pois nunca o joguei, mas a caracterização dos personagens é ótima, sem contar que a musiquinha do trailer é arretada: Home, de Edward Sharpe & The Magnetic Zeros.
Alguém saberia me dizer se esse filme vai realmente sair ou se é só um fanfilm? Porque se for, já vi que vai rolar um onda de downloads furiosa...
Street Fighter Legacy - legendado
O mesmo pessoal por trás do vídeo de MK também fez um belo trabalho com outro clássico dos games de luta: Street Fighter. Aqui, um duelo entre Ryu e Ken, os dois personagens mais icônicos do jogo, no meio de uma floresta sombria. Em nada parecido com aquele lixo estrelado por Van Damme...
Se isso vai virar coisa maior? Quem sabe. Até agora, não tem nenhuma notícia a respeito.
É isso, galera. Dá pra ver que seria melhor os fãs ficarem a frente de adaptações para o cinema dos games de sucesso, porque os estúdios... Aff! Eu vou me despedindo de vocês por aqui. Espero que tenham gostado de mais uma edição do Videodrome. Até semana que vem, com mais vídeos!
Caros visitantes do Caixa da Memória, devo avisá-los que o blog não foi abandonado. O atraso nas colunas regulares e nas postagens vem acontecendo graças ao meu computador que resolveu tirar onda com a minha cara e ficar resetando com uma irritante frequência. Já tinha até avisado via Twitter, dias atrás. Por enquanto ainda não sei exatamente qual o problema, mais meu caro amigo Thiago já me deu uma certa preocupação no seu diagnóstico preliminar...
Mas alguém pode dizer "ei, Wesley, por que você não tenta postar de outros lugares, como numa lan house?". E a resposta é: eu até poderia, mas a praticidade, o tempo e tudo mais envolvido no processo de pesquisa e produção de um texto para o Caixa da Memória fica prejudicado quando fora do conforto de meu lar. Basicamente, quando não estou em casa, tenho que fazer o post com muito mais pressa e pouco cuidado. Não é a mesma coisa de estar em casa, pesquisando tranquilamente e editando tudo com atenção.
Bem, estou tentando atualizar o Caixa da Memória como posso, dentro dessa aporrinhação tecnológica. Alguns posts já estavam programados, o que evitou o completo marasmo. Não pensen que deixei isso aqui entregue às moscas, viram?
Dia de estreia aqui no Caixa da Memória. Já era uma ideia antiga mas que nunca se concretizava, seja por preguiça minha ou por falta de tempo para esse hobby tão nobre. A coluna “A Game of Dices” será o espaço do RPG aqui no blog.
Notícias, lançamentos, críticas, comentários, humor... enfim, o que estiver relacionado ao RPG – e isso inclui os cardgames e jogos de estratégia, por mais que os “xiitas” neguem – caberá na “A Game of Dices”.
No post de estreia, uma iniciativa bem bacana do Garagem RPG: trata-se do (primeiro?) Clube do Livro de RPG, seguindo os moldes dos clubes de livros existentes por aí. A cada mês, um livro de RPG será escolhido para leitura e discutido no fórum do Garagem. A ideia é não apenas a leitura, mas também o playtest, apontando as qualidades e defeitos daquele sistema, sem contar o estímulo ao jogo em si.
O primeiro escolhido foi 3:16 Carnificina Entre as Estrelas, RPG indie lançado recentemente pela RetroPunk e vencedor do High Ronny Award de melhor design de RPG. O cenário é futurista e a ambientação lembra filmes como Tropas Estelares, onde soldados humanos armados até os dentes detonam a escória do universo (hum... Isso não ficou meio MIB?). A editora também nos trouxe o elogiado O Rastro de Cthulhu.
Espero que a iniciativa da galera do Garagem RPG renda ótimos frutos para a comunidade rpgística brasileira. Tem tudo para dar certo e ainda pode ser uma ótima oportunidade para as pessoas conhecerem títulos diferentes e criativos.
Link direto para o tópico sobre 3:16 Carnificina Entre as Estrelas aqui.
– X – X – X –
Um doce para quem advinhar de onde saiu a inspiração para o nome da coluna... :D
E eu que passei a noite acordado, sonhando coisas loucas, querendo respostas… E eu que esperei tanto de você mas nunca ouvi o que queria, nunca tive o que queria. Apenas dormia esperando o amanhã… E eu que sempre quis voar, mas Deus não me deu asas. Por isso amasso o chão com o meus pés rachados e sem rumo… E eu que de longe via você e queria entender tudo aquilo que explodia em meu peito… E eu que nunca vi a luz nos olhos de meu amor, pois meus ollhos nasceram sem luz e assim será para todo o sempre… E eu que não tentei, não arrisquei; hoje me sinto um fraco, um incapaz, com medo de enfrentar o desconhecido… E eu que nunca entendi as palavras mágicas, os códigos secretos, as fórmulas químicas, as bulas de remédio, o olho do furacão, a pandemias, as geometrias, as dores, a poesia, o amor…
E eu que vejo todos eles passarem diante de mim, o que faço? O que digo?
Olá, amigos! Mais um Videodrome num domingo quente como o chão rachado do Sertão! Essa semana, o tema é comunicação, algo bem amplo mas que nos permite ver umas coisinhas bem legais...
Twin baby boys have a conversation - Official Video
Sério, quem não viu esse ainda? Fez o maior sucesso esta semana. O mais impressionante do vídeo é que eles parecem REALMENTE se entenderem. Muito fofinho! (a despeito do que @maagia tenha me tirado onda, hehehe)
O Povo Quer Saber: Jair Bolsonaro
Esse foi outro vídeo que fez muito sucesso esta semana, mas pelos motivos errados, inclusive ganhando espaço aqui no blog. Bolsonaro falou o que quis e escutou o quis não quis. Com sua postura autoritária e preconceituosa, arrastou o ódio de muita gente. Preta Gil que o diga... Pior que ainda teve louco fazendo coro para ele...
Comédia MTV - Patrícia Poeta
Por questões técnicas, eu infelizmente não assisto MTV já faz um tempo. Mas sempre acabo vendo alguma coisa no YouTube. E esse vídeo com Tatá Werneck "imitando" Patrícia Poeta é um belo exemplo de como o ruído na comunicação pode produzir resultados muito engraçados.
Comédia MTV - Dani Calabresa "Superpup"
Outro quadro do Comédia MTV e de como o ruído na comunicação produz efeitos humorísticos interessantes. Aqui, quem dá o tom é Dani Calabresa, esposa de Marcelo Adnet, na minha opinião, um dos melhores e mais inteligentes humoristas da atualidade.
Uma ideia simplesmente arretada da banda Móveis Coloniais de Acaju: gravar o clipe com interação em tempo real dos seus fãs via Twitter. Tudo isso se deu no dia 27 de março, dia do graffite, ao vivo, numa parceria com a MTV. Quem tuitava a hashtag #TempoRealMoveisMTV "ganhava" seu nome no clipe. Um trabalho muito bacana.
De bônus, o "making off" do clipe. Na verdade, justamente o vídeo, transmitido pelo Portal MTV, onde a galera podia acompanhar a gravação em tempo real.
Lançado no ano passado, o selo Farol HQ é mais uma iniciativa bem interessante de mostrar os quadrinhos como arte, educação e entretenimento. A iniciativa é da editora DLC e os títulos são adaptações de clássicos da literatura universal. Em 2010, foram 6 títulos: Vinte Mil Léguas Submarinas, Viagem ao Centro da Terra e O Senhor do Mundo (de Julio Verne), Moby Dick (de Herman Melville), Joana D'Arc (de Mark Twain) e Alice no País das Maravilhas (de Lewis Carroll).
Agora, em 2011, saíram mais A Ilha do Tesouro (de Robert Louis Stevenson), O Cão de Baskervilles (de Arthur Conan Doyle, o pai de Sherlock Holmes) e Robinson Crusoé (de Daniel Defoe).
Pude dar uma conferida (muito rápida) no Viagem ao Centro da Terra, na Livraria Cultura, e achei um projeto bem interessante. A arte é boa e a leitura flui bem, tornando a apreciação desses livros mais palatável para públicos com pouco hábito de leitura e/ou que tenha dificuldades para encarar livrões com mais de 200 páginas. Não sana o problema, mas já dá um grande incentivo.
Além dos quadrinhos, há textos informativos sobre o autor e sobre a obra adaptada, inclusive com indicações de filmes e sites. Muito bom para um selo voltado para a educação.
Parabéns a DLC por esse selo. Uma ótima iniciativa para iniciar jovens na literatura e nos quadrinhos.
Para comprar os títulos do Farol HQ, pela Livraria Cultura, clique aqui.
- X - X - X-
A DLC ainda tem em seu catálogo o "Domínio Público: Literatura em Quadrinhos", volumes 1 e 2. No primeiro volume, temos autores nacionais como Augusto dos Anjos, Machado de Assis, Medeiros e Albuquerque, Olavo Bilac, Alcântara Machado e Lima Barreto. Já no segundo, os contemplados são Bram Stoker, Richard Middleton, Esopo, Guy de Maupassant, Isaac Emmanuilovich Babel e Heinrich Von Kleist.
Semana começou bem com o fim do BBB (graças a Deus!), dando R$1,5 milhão à tonta #mariacampea. Ainda não acredito como aquela porta ganhou, mas fazer o que? Indo pra política, o deputado Jair Bolsonaro deve achar que nariz de porco é tomada e rabo de gato é pirulito, pois protagonizou (mais) um episódio polêmico ao participou do quadro “O Povo quer saber”, no CQC desta semana, soltando todo tipo de preconceito, em especial contra gays e negros, e ainda arrumando uma bela briga com Preta Gil.Marco Feliciano, do PSC, é outro que quer fazer companhia no inferno ao colega Bolsonaro, afirmando que os africanos são amaldiçoados por um descendente de Noé, entre outros absurdos... Ainda em política, morreu após longa luta o ex-vice-presidente José Alencar, que ficará mais conhecido justo pela resistência contra o câncer do que por sua vida política. E nessa semana, rolou #primeirodeabril, com várias pegadinhas. Algumas delas: GMail Motion (use o GMail ao estilo Kinect), Earkut (brinco que esquenta a orelha quando entram no seu Orkut) e Helvetica (se você pesquisasse por essa fonte no Google, a página de resultados saía toda em Comic Sans). O Peixe Urbano aproveitou e colocou promoções a R$0,01 em seu aniversário. Nessa final de semana, rolou em Fortaleza o #desencontro, evento de mídias sociais, o Dia Mundial de Conscientização do #autismo, contra o preconceito sofrido pelos autistas.
Novidade na coluna 140x10! Agora, depois do texto suado de 1400 caracteres comentando os TTBRs da semana, teremos o melhor e o pior trending do período. A primeira escolha será minha, mas a partir da próxima semana, a escolha será de vocês, leitores, através de enquete.
Um abraço!
Melhor Trending:
(Clique na figura para seguir o link da Revista Autismo)