sábado, 2 de abril de 2011

Farol HQ

                
Lançado no ano passado, o selo Farol HQ é mais uma iniciativa bem interessante de mostrar os quadrinhos como arte, educação e entretenimento. A iniciativa é da editora DLC e os títulos são adaptações de clássicos da literatura universal. Em 2010, foram 6 títulos: Vinte Mil Léguas Submarinas, Viagem ao Centro da Terra e O Senhor do Mundo (de Julio Verne), Moby Dick (de Herman Melville), Joana D'Arc (de Mark Twain) e Alice no País das Maravilhas (de Lewis Carroll).
Agora, em 2011, saíram mais A Ilha do Tesouro (de Robert Louis Stevenson), O Cão de Baskervilles (de Arthur Conan Doyle, o pai de Sherlock Holmes) e Robinson Crusoé (de Daniel Defoe).


Pude dar uma conferida (muito rápida) no Viagem ao Centro da Terra, na Livraria Cultura, e achei um projeto bem interessante. A arte é boa e a leitura flui bem, tornando a apreciação desses livros mais palatável para públicos com pouco hábito de leitura e/ou que tenha dificuldades para encarar livrões com mais de 200 páginas. Não sana o problema, mas já dá um grande incentivo.
Além dos quadrinhos, há textos informativos sobre o autor e sobre a obra adaptada, inclusive com indicações de filmes e sites. Muito bom para um selo voltado para a educação.

Parabéns a DLC por esse selo. Uma ótima iniciativa para iniciar jovens na literatura e nos quadrinhos.


Para comprar os títulos do Farol HQ, pela Livraria Cultura, clique aqui.



- X - X - X- 

A DLC ainda tem em seu catálogo o "Domínio Público: Literatura em Quadrinhos", volumes 1 e 2. No primeiro volume, temos autores nacionais como Augusto dos Anjos, Machado de Assis, Medeiros e Albuquerque, Olavo Bilac, Alcântara Machado e Lima Barreto. Já no segundo, os contemplados são Bram Stoker, Richard Middleton, Esopo, Guy de Maupassant, Isaac Emmanuilovich Babel e Heinrich Von Kleist.

Nenhum comentário: