domingo, 25 de setembro de 2011

Continuity - um jogo de rachar o cérebro

Animações em Flash eram uma moda absurda poucos anos atrás, com centenas de sites e games nascendo na infinitude da rede todos os dias. Quem não lembra, por exemplo, das animações de Xiao Xiao, os bonecos de palitinho que brigavam horrores, reproduzindo cenas de filmes famosos de ação?

Agora que as animações em Flash já ficaram datadas, esse tipo de trabalho é visto com frequência bem menor. O que não significa que os resultados são ruins. Prova disso é o game Continuity.

O jogo é simples, bem intuitivo. Você deve conduzir o bonequinho, pegando a chave que abre a porta vermelha. Cada um dos 32 estágios é composto por um número variável de blocos e, na maioria das vezes, você deve passar por todos os blocos do estágio. Acontece que você deve descolar os blocos do cenário, trazendo novos desafios para o jogo ao remontar os caminhos que deve seguir.


Um exemplo segue abaixo. O bonequinho está no primeiro bloco. Nesse estágio, é necessário pegar as duas chaves, que também aparecem em outras áreas do primeiro bloco. Reparem que o segundo bloco está devidamente alinhado com o primeiro. Como já fiz o trabalho sujo, esse bloco é o caminho certo para sair do primeiro. Então, é só levar o boneco do primeiro para o segundo, assim...



E continuar reorganizando os blocos para criar novos caminhos para pegar as chaves e chegar a porta vermelha. Explicando, parece confuso, mas acredite, esse jogo é empolgante demais, vicia fácil pela jogabilidade simples e pelo desafio crescente.


Dica: se você chegar numa saída lateral e aquele não for o bloco certo, o boneco vai ficar "contra a parede" e não segue em frente. Sinal que você deve reorganizar os blocos para achar o correto. O problema é quando a saída precisa ser feita por baixo, em queda. Se o bloco inferior não for o correto, o boneco "cai no abismo" e você precisa recomeçar aquele nível. Isso pode dar nos nervos quando se está bem perto da solução daquele nível...

Nenhum comentário: