terça-feira, 6 de setembro de 2011

Novidades pela Devir

Veterana no mercado de RPGs no Brasil, a Devir anunciou dois lançamentos, voltados para públicos diferentes dentro de sua clientela.

O primeiro é Vampiros: Manual de Conversão. Esse livro é guia prático para permuta de elementos entre os jogos "Vampiro: A Máscara" e "Vampiro: O Réquiem". Você quer incluir o Ordo Dracul ou o Círculo da Anciã na sua crônica de "A Máscara"? Acha que os Assamitas ou o Sabá seriam acréscimos interessantes a sua crônica de "Réquiem"? Então este livro lhe será muito útil.

"Vampiros: Manual de Conversão" é basicamente, como o nome já diz, um guia para converter elementos narrativos de um jogo para outro. O que é muito legal, já que permite aos jogadores de ambos os cenários utilizar o que mais gostam de cada jogo em suas crônicas.

A grande polêmica deste livro está no preço. Muitas pessoas têm criticado que R$28 por um livro que foi lançado em formato PDF nos EUA por apenas $0,99 é roubada. Porém (sempre tem um porém...), não custa lembrar que é caro publicar um livro no Brasil. E sinceramente, tem livros muito mais caros - seja de RPG ou de qualquer outro gênero - e pagamos o maldito preço mesmo assim. Se é para se revoltar, que seja contra o imposto A-B-S-U-R-D-O que pagamos por nossos livros, e não contra a editora, que já teve seus dias melhores, mas ainda nos traz coisas boas. Querendo ou não, gente.
(se bem que odeio o fato da Devir ter se focado tanto no D&D 4.0!)

O que você encontrará neste livro:
-Conversão de todos os clãs das duas  versões de Vampiro.
-Sugestões e ideias para usar certas regras e elementos cênicos em cada versão do jogo.
-Conversão das Disciplinas centrais de um sistema de jogo para outro.

Autor: Matt McFarland
Formato: 140 x 210 mm
Capa: capa mole, 4 cores, laminação brilhante
Miolo: 112 páginas, em couché 90 g/m², P&B, ricamente ilustrado
ISBN: 978-85-7532-473-8



O segundo - e muito esperado, diga-se de passagem - é o GURPS Módulo Básico - Campanhas. Este é o segundo livro da nova edição (a 4º) do RPG genérico de grande popularidade (e também conhecido, graças ao seu conjunto de regras bastante detalhadas, como "mais real que a realidade" rs).


O "Campanhas" é voltado para mestres e jogadores mais experientes, com informações sobre talentos, combate, veículos e tecnologia, animais e monstros, criação de mundos e técnicas de narrativa. Dá detalhes de como criar novas criaturas e raças, artefatos, habilidades e mundos de jogo. Também apresenta o cenário Mundos Infinitos, onde os jogadores poderão explorar todo o potencial de misturas que GURPS permite.

Como a própria Devir ressalta em seu site, foram 16 anos de trabalho da Steve Jackson Games, recebendo apoio e críticas dos jogadores, consertando errinhos aqui e melhorando coisas acolá. E sem, necessariamente, eliminar todo o material das edições anteriores.

Esse aqui estava demorando horrores, já que o primeiro, "Personagens", saiu ano passado - a editora, inclusive, liberou errata e novo índice para o livro. Algumas pessoas, através de fóruns na internet e redes sociais, já davam como promessa de político o lançamento do "Campanhas". Ainda bem que a Devir cumpriu.

Formato: 20,5 cm × 27,5 cm
Capa: capa dura colorida com laminação brilhante
Miolo: 240 páginas em preto e branco em couchê fosco 90 g/m²
ISBN: 978-85-7532-137-7

Nenhum comentário: