domingo, 18 de setembro de 2011

Videodrome nº 15 - A visão turva do preconceito

Olá, amigos! Bem-vindos de volta a esta coluna ingrata que (espero) vocês tanto gostam. Num dia em que rolou Parada da Diversidade aqui em Recife, evento que chama atenção para a luta pela igualdade de diretos dos LGBTTT, realizado nas areias de Boa Viagem, o tema do Videodrome de hoje é preconceito. Seja com humor ou com seriedade, eis alguns vídeos que discutem o tema de forma a tentar abrir nossos olhos para uma grande verdade: seja qual for o tipo, o preconceito é um dos maiores problemas sociais do nosso tempo.

Tempos Modernos
O pessoal do Parafernalha  fez um vídeo muito bem sacado. A ideia de um rapaz chocar os pais ao se revelar heterossexual, envergonhados com a "aberração" que o filho se tornou, é no mínimo perfeita. De forma bem-humorada e inteligente, o vídeo nos mostra um tanto do que sofrem os homossexuais que não encontram apoio nem mesmo no seio familiar.

Teste das bonecas
Esse vem dos EUA e parte de uma ideia muito simples: colocar crianças negras diante de duas bonecas, uma branca e outra negra, e fazer perguntas sobre a estética e sobre as impressões que as tais bonecas despertam nelas. Impressionante ver como as crianças afirmam que a boneca negra é feia e má, mesmo que aquela boneca represente a elas mesmas. No mínimo, triste.

Esse mesmo teste foi realizado no Brasil e também rendeu vídeo.

"Volta pra tua terra!"
Este comercial da Anistia Internacional, voltado para Portugal, exibe de maneira nada sutil a imbecilidade do preconceito.

Não Faz Sentido! - Preconceito
O cara virou webcelebridade com suas argumentações ácidas e cheias de polêmica. Apesar de discordar do cara em alguns momentos, sei que na maioria das vezes ele fala verdades que muita gente não gosta de ouvir. Nesse vídeo, Felipe Neto cutuca o preconceito com vara curta, incomodando a hipocrisia de muitos.
(mas fica o comentário: a parte em que ele diz que o "rico não teve escolha" é bem tosca, viu? :P)

Ficamos por aqui e até o próximo domingo em mais uma edição do Videodrome. Agradecimentos especiais a minha afilhada Francielle Kelner (@franfk) e a minha amada Ana Laura Farias (@AnaLauraFG), pelas ideias que me deram hoje.
E não deixem de visitar o Caixa da Memória, hein?

Um comentário:

Débora Leão disse...

SEN
SA
CIO
NAL


Esse teste das bonecas é a mais pura realidade. E é absurdo!
Quanto ao vídeo do heterossexual, gente, que maravilha. Adoro essas críticas sarcásticas.