quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

[Deu no Jornal] Porto Musical colado no Carnaval

Texto publicado na edição de terça-feira (22/02/11) do Jornal do Commercio.

Recife recebe, de amanhã a sábado, 5ª edição de evento que reúne gente antenada com o que há de novo no setor

Marina Andrade

Durante este período pré-carnavalesco, o Recife parece configurar o cenário propício para uma programação intensa de conferências, em que a música é o centro das discussões. De amanhã até sábado, a cidade recebe a 5ª edição do Porto Musical, que vai reunir gente dos quatro cantos do mundo antenada com o que há de novidades no setor.

Na grade de palestras estão nomes como Bill Bragin e Bryn Ormrod, programadores do Lincoln Center (NY) e Barbican Center (Londres), respectivamente, Octavio Arbeláez, uma das mais importantes personalidades para articulação na América Latina, e Tristan Jehan, criador da ferramenta The EchoNest, que serve de base para vários sites de música, como o Last FM.

Para encerrar cada dia do evento não podiam faltar apresentações musicais. Entre as atrações que sobem ao palco montado na Praça do Arsenal estão as bandas Do Amor (RJ), a Orquestra Brasileira de Música Jamaicana (SP) e o DJ Rémy Kolpa Kopoul (FRA).

Ao todo, serão 14 showcases e 26 conferências promovidas pelo Porto Musical 2011. Diferentemente do ano passado, quando aconteceu perto do São João, o evento volta a anteceder o Carnaval, com a finalidade de divulgar uma das principais festas do nosso calendário para os participantes que vêm de fora.

“Estamos aguardando um público espontâneo de profissionais da música de mais de dez países, como Eslovênia, Argentina, Colômbia, Holanda. As pessoas vêm e ficam para o Carnaval, acompanhando não apenas 14 shows, mas até cerca de 500 apresentações que acontecem no Estado”, aponta a diretora do evento, Melina Hickson.

As discussões do Porto Musical 2011 estão divididas em três plataformas: a Go Brazil!, com foco no mercado nacional, a Go Digital!, que aborda a interação entre música, tecnologia e a indústria criativa, e a Go International!, com ênfase em temas ligados à exportação da música brasileira.

“O maior foco desta edição é na internacionalização da música, por isso trouxemos pessoas de diferentes mercados em que a música brasileira ainda não entrou, como o do Reino Unido e da América Latina, por exemplo”, completou Melina.

Todas a programação de conferências se concentra este ano no Centro Cultural Correios, no bairro do Recife, com início às 11h e seguindo até 18h30. Quem quiser acompanhar as discussões ainda pode se inscrever pessoalmente no local, por R$ 140.

A abertura do Porto Musical acontece amanhã, ao som de Treminhão, Wassab e DJ 440, na Torre Malakoff. As apresentações começam a partir das 20h e são fechadas para convidados e inscritos no evento.

De quinta a sábado, os showcases que tomam a Praça do Arsenal, a partir das 20h, têm acesso gratuito. Artistas como Lucas Santtana (BA), Luisa Maita (SP) e Fim de Feira (PE) completam a programação musical.

A partir deste ano o Porto Musical passa a ser bianual. De acordo com a diretora do evento, a mudança visa uma maior renovação dos assuntos discutidos nas conferências. “Dois anos é o espaço coerente para as transformações do mercado”, apontou. Assim a 6ª edição do Porto Musical está programada para acontecer apenas em fevereiro de 2013.

Para conferir a programação completa deste ano, é só acessar www.portomusical.com.br.


Nenhum comentário:

Uêba - Os Melhores Links Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!