domingo, 13 de fevereiro de 2011

Videodrome nº 2

Olá, meu povo! Caixa da Memória anda meio parado esses dias por conta de uma lindíssima gripe que começou domingo passado e que me incomoda até hoje. A desgraçada me fez companhia até na viagem que fiz pra Natal nesse fim de semana (que virará post logo, logo, pelas minhas mãos e pelas de minha amadíssima Ana Laura).

Pois bem, para não deixar esta minha querida Caixa entregue às moscas, venho aqui postar a segunda edição do Videodrome, coluna semanal voltada para o imenso mar de vídeos disponíveis em sites como YouTube, Vimeo e outros. A edição de hoje será temática. E o tema é: S-T-O-P M-O-T-I-O-N.

Sempre gostei de stop motion, quem me conhece de verdade sabe disso. Adoro, desde criança, trabalhos que usam esta técnica, de desenhos como Pingu até videoclipes e longa metragens como A Noiva Cadáver. Até arrisquei, junto com minha namorada e mais dois grandes amigos, um trabalho de Fotojornalismo em que fizemos um vídeo stop motion sobre Transtorno Obessessivo Compulsivo (TOC). Foram várias dificuldades técnicas, mas conseguimos.

Os vídeos que vou "embedar" por aqui diferem em técnicas e temas, mas são todos muito bem sacados e um deles é cena de um cult movie dos anos 80 que descobri graças ao meu amigo Caio. Bem, deixemos o blá blá blá e vamos ao que interessa!

Playmobil Stop Motion - Joy Division - Transmission
Essa foi uma dica de meu amigão, meu "bródi", Thiago Moreira. Esse vídeo tem a manha de ser uma tremenda referência oitentista: bonecos de Playmobil encenando uma apresentação da Joy Division, banda marcante e soturna que deu origem ao New Order, após a morte do vocalista Ian Curtis. Simples, mas bem bacana.

DEADLINE post-it stop motion
Esse pode se dizer oitentista, forçando um pouco a barra. Isso porque os post-it foi criado em 1977, mas só engatou comercialmente em 1980. O post-it ganhou popularidade com o boom da computação e é um dos itens mais comprados por escritórios nos EUA (o carinha do vídeo deve ter gasto horrores para filmar Deadline) . Hoje, o post-it tem um grande customização e dificilmente perderá seu uso.

Her Morning Elegance / Oren Lavie
Stop motion com pessoas é um negócio complicado de fazer, mas quando bem feito, os resultados são muito legais. É o caso de Her Morning Elegance, clipe do músico, compositor, dramaturgo e diretor de teatro, o israelense Oren Lavie. O vídeo abusa de movimentos como quedas, ventanias, nado com "peixes" e dança, tudo com as pessoas deitadas numa cama! A ideia é ótima e o resultado, lindo.

The Adventures of Mark Twain
Esse vídeo de "animação de massinha", como costumam chamar, foi postado por meu amigo Caio Viana no seu blog. Na época, a gente ficou sem saber que o que era, se um filme, um seriado ou algo mais alternativo. Pesquisando um pouco, achei o nome desse filme, "The Adventures of Mark Twain". Reza a lenda que foi banido da tv e tudo mais. O filme é... bem incomum, como se pode ver por este fragmento. Mais informações aqui e aqui.

Peter Gabriel - Sledgehammer
Voltando às referências oitentistas, como falar de stop motion e não mencionar o clipe Sledgehammer? A música é de Peter Gabriel, ex-membro da jurássica Genesis, banda de rock progressivo que também lançou Phil Collins ao estrelato. Sledgehammer sempre é um dos mais lembrados e comentados na MTV. Foi revolução em 1986 e continua sendo. Misturando tantas formas de animação, e ainda com participação do próprio Gabriel nas imagens, Sledgehammer virou marco no disputado mercado dos videoclipes. Você pode nem conhecer o trabalho - ou mesmo o nome - de Peter Gabriel, mas provavelmente conhece esse clipe.

Bem gente, por hoje é só. Espero vocês nas próximas edições do Videodrome - e claro, em outros posts do Caixa da Memória. Até a próxima!

Nenhum comentário: