quinta-feira, 19 de maio de 2011

Vai chover?

Para quem mora na Região Metropolitana do Recife (ou qualquer outro lugar que venham tendo um inverno de lascar) e quer saber se o mundo vai acabar em chuva antes de sair de casa, aqui vão duas ótimas dicas, indicadas pelo meu amigo José Santana.


A primeira delas é o Foreca.com, site onde você pode consultar previsões metereológicas de várias cidades pelo mundo. Você pode ver a temperatura, velocidade do vento, umidade do ar, dentre outros dados. É possível ver como estará o tempo durante os próximos dez dias.
Também podem ser vistos mapas metereológicos de símbolos (aqueles clássicos de telejornal), visão de satélite, temperatura, nebulosidade e precipitação, todos eles com um botão de play que aciona uma pequena animação na imagem, dada por intervalos de 3 horas entre cada imagem. A atualização dos dados acontece, em média, a cada 30 minutos.

Previsão no Foreca para Recife, até terça (24) - dados publicados às 10h48 de hoje.


--------------------------------------------------------------



Já no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Impe), na página do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, você tem mais informações mais detalhadas sobre o clima do nosso país, podendo buscar por região, estado ou cidade. Dados sobre tempo, clima, ondas, qualidade do ar, instrumentação (como essas informações são colhidas) e satélites de monitoração climática podem ser consultados. Você pode inclusive colocar um código para por a previsão de tempo da sua cidade na sua página.
Ainda conta com web rádio, dando informes sobre clima para cada região brasileira, notícias, biblioteca, cursos e eventos, softwares livres... ou seja, muita, muita informação.
Previsão do Impe para o final de semana no Recife - dados publicados às 10h51 de hoje

--------------------------------------------------------------
Bem, galera, espero que tenham gostado das dicas. Com esses dois sites, você poderá se preparar melhor na próxima vez que sair de casa nesse inverno anormal que nós, recifenses, estamos enfrentando.

Nenhum comentário: