quinta-feira, 27 de outubro de 2011

3 trailers em 3 meses

A missão de um trailer é sintetizar num curto espaço de tempo (normalmente não maior que 5 minutos, com média de 3 minutos) tudo que há de importante para ser visto num filme. Missão deveras ingrata e que muitas vezes, dá um tiro no próprio pé do longa que há de vir. Tem trailers que conseguem ser fantásticos, mil vezes melhores que os filmes em si, enquanto outros nem empolgam tanto mas anunciam obras que ficam para sempre na cabeça das pessoas.
Bem, selecionei alguns trailers que chamam a atenção seja pela história criativa que nos apresentam, sejam pelas imagens instigantes ou porque são simplesmente AWESOME! E o melhor: todos eles estreiam ao longo dos próximos três meses.

O Preço do Amanhã (In Time)
"Ninguém deveria ser imortal, se uma única pessoa precisa morrer"
Esse filme leva a expressão "tempo é dinheiro" a um limiar extremo. Esqueça dólar, real, euro ou qualquer outra moeda que conheça. Aqui, o dinheiro é o tempo. Seu tempo de vida, para ser mais exato. Ninguém envelhece depois dos 25 anos. No entanto, depois disso, todos tem apenas um ano de vida, que deve ser bem administrado, pois é com ele que você vai fazer comprar, pagar contas ou usar determinados serviços. Genial!
Acontece que, assim como em qualquer contexto capitalista, existe uma massa de pessoas que vivem temendo a morte, por trabalharem em empregos que lhes pagam mal ou porque estão dominados por uma tipo de "inflação temporal" angustiante, onde um cafezinho pode lhe custar 5 minutos de vida! Enquanto isso, também existem uns poucos que são virtualmente imortais, com suas centenas de anos para gastar.
Adorei a ideia do filme, num estilo cyberpunk sem grandes apelações tecnológicas, caindo mais numa discussão social. E pode marcar de vez Justin Timberlake como bom ator. Lembrando que ele cumpriu muito bem seu papel em A Rede Social.
Estreia: 4 de novembro de 2010

A Hora da Escuridão (The Darkest Hour)
"Eles vieram com um plano"
Ficção muito do cacete produzida pelo mesmo doido que dirigiu O Procurado (Wanted), Timur Bekmambetov. É mais um filme sobre invasão alienígena, mas a diferença aqui fica por conta das criaturas que nos atacam. Ao invés de babões horripilantes, octópodes gosmentos ou saltitantes verdinhos, temos uma forma de vida alucinadamente diferente. Seres totalmente invisíveis para nós e que são capazes de nos vaporizar com um simples "gesto". Esses aliens são feitos de energia - ou aparentemente, interagem muito bem com fontes e condutores elétricos/energéticos.
Além da locação exótica - Moscou não costuma servir de cenário para filmes, exceto para os de espionagem e os que são produzidos na própria Rússia :D - os efeitos são visualmente simples e potentes. A cena é que o cachorro desaparece é dilacerante...
Estreia: 30 de dezembro de 2010

As Aventuras de Tintim - (The Adventures of Tintim)
"Como está sua sede de aventura, capitão?"
Com certeza o filme mais esperado desses três. Afinal, gerações cresceram se deliciando com as histórias do jovem Tintim, criadas pelo desenhista belga Hergé. Seja nos quadrinhos ou nos desenhos animados, Tintim tem fãs por todo mundo, principalmente aqui no Brasil. O desenho animado era transmitido pela TV Cultura durante os anos 80 e 90 e eram histórias de aventura e mistério, feitas para encantar todas as idades.
A adaptação para as telonas foi cercada de receios, que começaram a cair por terra à medida que trailers mais consistentes começaram a sair. Esse aqui é o terceiro é dá mais alguma amostra de que será um filme bem divertido, baseado numa das histórias mais famosas do personagem, O Segredo do Licorne (o quadrinho foi relançado pelo selo Quadrinhos na Companhia numa edição reunida com a também clássica história O Tesouro de Rackham, o Terrível).
Com Steven Spielberg na produção e Peter Jackson na direção, esse negócio TEM que dar certo!
Estreia: 20 de janeiro de 2012

Nenhum comentário: