terça-feira, 15 de novembro de 2011

Kermit explica

Você já deve saber que o novo filme d'Os Muppets logo deve estrear nos cinemas, isso já não é novidade para muita gente. Se você tem menos de 20 anos, talvez nem conheça os Muppets, personagens criados para a TV por Jim Henson e que cativaram crianças e adultos de pelo menos duas ou três gerações.

Quem ainda lembra das boas tardes de Mara Maravilha no SBT, com uma programação entupida de desenhos, deverá lembrar também de Muppet Babies, desenho animado onde alguns dos Muppets apareciam em versão bebê (dã!), moravam num berçário e viviam grandes aventuras num mundo de pura imaginação - para os mais novos, basicamente a mesma coisa que O Fantástico Mundo de Bob também fazia muito bem.

Será que você lembra os nomes dos Muppets Babies? Vamos lá: Kermit, Piggy, Fozzie, Rowlf, Gonzo, Animal, Scooter, Skeeter, Bunsen, Beaker e Babá (a única personagem humana do desenho e que só aparece até os joelhos, com suas meias listradas). Notou algo estranho? 

Explico: Caco, o sapo mais gente fina dos desenhos animados não será mais chamado pelo nome que nós brasileiros estamos acostumados a usar. O "líder" dos Muppets agora é Kermit, nome original do bichinho. Essa mudança já estará presente no novo filme. Ao invés de empurrar pela goela como em outros casos famosos - como Ursinho Puff, que virou Pooh, e a fada Sininho, que virou Tinkerbell - o pessoal da Disney preparou um trailer especial, onde o próprio Caco, quer dizer, Kermit, "explica" a mudança de nome.


É, meus amigos caixeiros, reafirmação de marcas faz um mal danado à infância da gente...  Esse tipo de ação serve, basicamente, para unificar um produto em escala global (Star Wars, por exemplo, já foi Guerra nas Estrelas). Ao menos a "explicação" seguiu o bom humor dos personagens de Jim Henson (que só para lembrar, também criou A Família Dinossauro). 

Se você não gostou dessa mudança, assim como eu, então mate um pouquinho as saudades do desenho no trecho abaixo, satirizando Star Trek (que um dia já se chamou Jornada nas Estrelas, mas...)


Wesley Prado é recifense, leonino, quase jornalista e nostálgico. Lembra da queda do Muro de Berlin. Simplesmente louco por quadrinhos, RPG, livros e cinema. Criador do Caixa da Memória, mas humilde demais para querer ser chamado de deus ou papai.

Nenhum comentário: