quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Romeu e Julieta cyberpunk


Releituras de clássicos é aquela coisa: amor ou ódio à primeira vista. Ainda por cima, é um negócio arriscado. Difícil agradar os fãs da obra original sem trazer elementos que interessem aos novos fãs. O recente Os Três Mosqueteiros, por exemplo, foi mal criticado pelo excesso de parafernálias típicas dos filmes de ação atuais. De fato, é complicado unir a famosa história de Dumas à navios voadores, artes marciais, acrobacias humanamente impossíveis e tiros, tiros e mais tiros - ah, sem esquecer as explosões.

Os quadrinhos também usam dessa estratégia aparentemente inesgotável. A mais recente releitura de um clássico vem do mestre Stan Lee, criador da maioria dos personagens mais memoráveis da Marvel. Junto com Terry Dougas, eles criaram Romeo and Juliet: The War, com texto de Max Work e arte de Skan Srisuwan.

Romeu ciborgue...
Num futuro tipicamente cyberpunk, dois grupos de soldados super-humanos tornaram o Império de Verona o mais poderoso território da terra. Os Montecchios (Montagues, no original), poderosos ciborgues criados por DNA artificial, e os Capuletos (Capulets), seres humanos geneticamente melhorados, conhecidos por sua velocidade e agilidade, trabalharam em conjunto para destruir todas as ameaças à cidade. Sem ninguém mais para lutar, os Montecchios e Capuletos encontraram um novo inimigo: um ao outro.

Um rapaz Montecchio e uma jovem Capuleto se apaixonam. Eles planejam se casar em segredo, esperando que sua união pode trazer a paz entre as facções em guerra. Mas forças além de seu controle começam a conspirar contra eles, ameaçando seu amor, sua vida ... e todo o Império de Verona.

... e Julieta mutante
O conceito, apesar de puxar demais para ação, é bastante interessante. Quem assistiu aquela versão pop anos 90, Romeu + Julieta, com Leonardo DiCaprio e Claire Daines, deverá gostar. Afinal, o quadrinho faz a mesma coisa do filme: toma uma história consagrada de um dos escritores mais famosos do mundo e a traduz num contexto moderno e criativo. Antes de torcer o nariz para esta graphic novel por "macular" a obra de Shakespeare, dê o benefício da dúvida. Se você não gostar como adaptação, talvez goste como história de ação.

Romeo and Juliet: The War será editada pela 1821 Comics e estará disponível no final deste mês, dia 30/11. Vejam o trailer abaixo:


= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Wesley Prado é recifense, leonino, quase jornalista e nostálgico. Lembra da queda do Muro de Berlin. Simplesmente louco por quadrinhos, RPG, livros e cinema. Criador do Caixa da Memória, mas humilde demais para querer ser chamado de deus ou papai.

Nenhum comentário: