quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Kardec em Quadrinhos, por Carlos Ferreira e Rodrigo Rosa




O tema é mesmo Allan Kardec, mas a obra em questão está longe de ser simplesmente mais um lançamento visual de auto ajuda de como a comunicação com o mundo de lá pode mudar vidas e realidades individuais. O tema já é um velho conhecido da mídia brasileira, o filósofo Allan Kardec, bastante citado em obras por conta da filosofia de pensamento e hoje religião que ajudou a criar, o espiritismo. 


Falar de espiritismo já está meio batido, mas notou que pouco se sabe de mais alguém sobre esta religião que não seja sobre Chico Xavier? Talvez este erro agora esteja corrigido com a obra de Carlos Ferreira e Rodrigo Rosa que chegou por estes dias nas livrarias de todo o Brasil, o HQ Kardec. A obra tem publicação da editora Leya/Barba Negra, do Rio.


A livro surgiu de mais uma parceria entre a dupla Rodrigo e Carlos, juntos como ilustrador e roteirista respectivamente na versão de Os Sertões em quadrinhos, lançado em 2010. Ao contrário do que se possa imaginar, o projeto surgiu bem antes da onda de filmes espíritas no Brasil, por volta do ano de 2007, quando os primeiros prospectos do projeto estavam sendo conversados entre a dupla que já vem de uma parceria de mais de 10 anos de trabalho. Apenas em 2009 porém, quando Chico Xavier chega aos cinemas com sucesso é que a editora resolveu aceitar o projeto. A idéia original foi de Carlos, mas já ao ver os primeiros rascunhos Rodrigo gostou e foi candidato a participar da obra.


"Por que Kardec?", o Caixa questionou em entrevista a Carlos Ferreira. A resposta f0i rápida e direta. “Sou super interessado no tema religião e realismo fantástico, histórias sobrenaturais ou sobre-humanas. Interessa-me narrar o que ainda não foi narrado”, explica Carlos. O roteirista informa que outras idéias vieram, mas a de Kardec predominou e Rodrigo também comprou a idéia de pronto.


Produção e bastidores de Kardec


Até o quadrinhos Kardec chegar às lojas, foram três anos de pesquisa a fundo e  uma leitura profunda e diversas revisadas na obra O Evangelho Segundo o Espiritismo, livro espírita escrito por Kardec como resultado de sua pesquisa com as mesas girantes. Kardec foi escrito conjuntamente com Os Sertões, em um trabalho nada fácil mas bem prazeroso. "Gostei do resultado e posso dizer que este foi um  dos meus melhores projetos", comenta Carlos.


A obra é uma ficção contando a história do surgimento do espiritismo, partindo como cenário inicial a França do século 17, quando os primeiros fenômenos de comunicação com os mortos foram notados e Hippolyte Léon Denizard Rivail, ou simplesmente Allan Kardec, resolveu investigar. Sobre o tema, Carlos Ferreira, informa: "A proposta é revelar quem é Kardec. Ele não é um velhinho médium, mágico e santo. Ele era um pedagogo, cético, que ouviu sobre as mesas girantes e mesas que supostamente eram usada pelos espíritos e não acreditou de primeira. Resolveu investigar e descobriu a verdade sobre o universo e sobre si", explica.


Para quem quer conhecer um pouco mais, basta informar que o HQ Kardec está sendo vendido em livrarias de todo o Brasil ao preço sugerido de R$ 35. E quem duvida da qualidade do material, está abaixo uma amostra dos excelentes traços de Rodrigo Rosa. O resto dos comentários, vocês mesmos vão dizer se quiserem.







Lidianne Andrade é uma Pernambucana casada com o jornalismo, de caso com a fotografia e com amantes bem presentes, as séries de televisão. Ando de mãos dadas com as artes plásticas e dou uns beijos no webjornalismo, mas nada muito sério.

Um comentário:

xol8lox disse...

Num mercado em ebulição, a busca de temas insólitos parece uma tendência, para não cair no mesmismo de super-heróis.
Estou terminando um roteiro sobre anti-heróis, no caso, os dias que antecederam a revolução de 1964. Vou quadrinizar em rascunho e apresentar o projeto para alguma editora.
xol8lox@gmail.com