sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011 Caixa da Memória - parte 2

Olá, caixeiros! Preparados para a segunda parte da retrospectiva do blog? Então, vamos lá.

Curiosamente, julho foi o mês mais fraco em postagens desse ano - apenas 12. E quase todos os posts foram bem curtos, praticamente publicitários. Não foi uma produção muito boa mesmo... De destaque, só o painel sobre Magic na Comic Con e o site Net Papers, bastante interessante para jornalistas ou pessoas que gostem de jornal de uma forma geral.

Melancolia: um dos melhores filmes de 2011 e um dos posts mais visitados e bem recebidos do blog.
Agosto foi um mês diverso. Teve crítica de Melancolia, o início dos previews de Innistrad, a palestra de Pierre Lévy no Simpósio Hipertexto 2010, na UFPE, e os primeiros de muitos textos sobre os lançamentos de RPG nacional (especificamente um cenário para Fiasco e o anúncio de dois suplementos para Rastro de Cthulhu). Teve até gente me perguntando se eu estava de parceria com a Retropunk - viu, Guilherme? :)

Lirinha voltou. Desta vez, sozinho
Com a chega de setembro, veio a revolução da produtividade no blog. De computador (semi-) novo, já estava mais que na hora de me dedicar mais ao blog. Foi o mês de maior produtividade no blog (38 postagens, feito repetido em novembro). Foi também o mês que marcou o fim do R.E.M. (que gerou um texto apaixonado de Thiago Moreira, que virou colaborador fixo do blog) e o lançamento do CD solo de Lirinha. Teve também crítica de Mamonas pra Sempre, uma matéria massa sobre rock e quadrinhos da amiga Ingrid "Mai" Melo no Deu na Mídia, um vídeo stop motion que eu, Ana Laura Farias, Luiza Falcão e Rafael Souza fizemos para a disciplina de Fotojornalismo, mais coisas da Retropunk e uma análise bem bestinha de Innistrad. A novidade do mês ficou com a sessão Estreias da Semana, onde passei a postar os lançamentos nos cinemas de Recife, com trailers e horários disponíveis. Não sei se continuo essa sessão, tenho dúvidas sobre o retorno real que ela provoca para o blog. Se as pessoas comentassem mais...

1955-2011
Em outubro, já acostumado com um ritmo mais frenético de postagens, tivemos a estreia de Beeb no comando do Videodrome! Thiago Moreira fez uma bela homenagem a Steve Jobs, que nos deixou nesse mês. Honramos a capa do Diario de Pernambuco, que também homenageou o "homem da maçã". Uma resenha sobre The Walking Dead11 anos do primeiro CD do Linkin Park e uma ideia excelente envolvendo Segunda Guerra Mundial e Twitter foram alguns dos posts mais visitados do mês (e do ano também). Os quadrinhos marcaram presença, com os lançamentos da Panini e da JBC, assim como também o RPG, graças à pré-venda de The Shotgun Diaries, pela Redbox, e outro cenário para Fiasco, escrito por John Bógea (que apareceu por aqui, em setembro, num vídeo em que ele fala sobre terror, horror e Terra Devastada, RPG de sua autoria). Em cinema, apesar de nenhuma crítica, rolou o primeiro trailer de Vingadores.

Novembro foi mais um pico de atividade, como já dito anteriormente. E mais duas estreias: a entrada de Lidianne Andrade na equipe de colaboradores, com um texto sobre exposição 2x Alexandre; e a colaboração (até então, indireta) de João Franco no Bazar du Mago, um espaço para quem gosta de Magic poder comprar seus cards com esse digníssimo cidadão (sem jabá). Teve crítica de O Palhaço, um dos filmes nacionais mais comentados do ano, um sapo que mudou de nome, resenha de Asterios Polyp, considerada a melhor HQ do ano pela crítica especializada (veja aqui e aqui), um site muito criativo para matar a saudade dos minigames e os protestos da USP (aqui e aqui), além de uma viagem ao futuro nos vídeos que Beeb selecionou para o 23º Videodrome.

E para fechar esta segunda parte, o mês de dezembro teve uma queda na produtividade. Normal, afinal, fiquei de férias do estágio e quis aproveitar a vida um pouco. Os destaques ficam para um post que eu estava devendo (e muito) sobre Super Mario, uma estratégia muito inteligente de combate à pirataria nos games, o emocionante primeiro trailer oficial de O Hobbit - Uma Jornada Inesperada, a entrada de João Franco como colaborador direto do blog (num post sobre Innistrad) e a crítica de um dos melhores filmes desse trimestre, o sensacional Tudo pelo Poder. Depois, ainda rolou um post singelo de Natal, com vídeo musical do amigo José Santana e... Um recesso, por assim dizer, quebrado apenas por esta retrospectiva.

Esse vídeo é tão bom que merece repeteco aqui no Caixa da Memória!

Bem, amigos caixeiros, é isso. O ano de 2011 foi muito interessante para o Caixa da Memória. Tivemos várias colunas - que infelizmente não tiveram a regularidade merecida... coisas a corrigir para o ano que vem - assim como a entrada de quatro novos autores (Debóra "Beeb" Leão, Thiago Moreira, Lidianne Andrade e João Franco). Tratamos os sempre constantes assuntos de cinema, quadrinhos, games e RPG, mas também tivemos espaço (pequeno, mas tivemos) para política, futebol e questões sociais. O que posso prometer para 2012 ("cuidado com o que vai dizer, Wesley...") é que continuarei a fazer o Caixa da Memória, tentando aprimorá-lo sempre que possível, prezando pela qualidade dos posts. Infelizmente, algumas modificações que não esperava serão necessárias. Ê, vida danada essa de blogueiro... Vamos ver no que vai dar.

Enfim, espero que tenham gostado da retrospectiva 2011 e que continuem visitando o blog sempre que possível. Muito obrigado aos visitantes, sejam eles ocasionais ou fiéis leitores. Que em 2012, comentem mais no Caixa da Memória (sério, é importante! Ajuda muito na hora de fazer os posts) e que tenham mais amor, saúde e alegria nas suas vidas. Abraço a todos e até o ano que vem!

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Wesley Prado é recifense, leonino, quase jornalista e nostálgico. Lembra da queda do Muro de Berlin. Simplesmente louco por quadrinhos, RPG, livros e cinema. Criador do Caixa da Memória, mas humilde demais para querer ser chamado de deus ou papai.

Um comentário:

João de Campo Grande disse...

Aqui se trabalha, hein? Sucesso para a Caixa em 2012!